Lares com maiores consumos têm poupança anual superior a 300 euros no mercado livre de eletricidade
O mercado liberalizado de energia continua a revelar-se mais vantajoso do que a tarifa regulada, especialmente para os lares com maiores consumos, de acordo com o mais recente Boletim de Ofertas Comerciais da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
A análise, referente ao terceiro trimestre de 2025, indica que o consumidor tipo 3 (casal com quatro filhos e consumo anual de 10.900 kWh) pode alcançar uma poupança de 307 euros por ano, ou 12%, na fatura de eletricidade, ao optar pela oferta mais competitiva, enquanto o consumidor tipo 1 (casal sem filhos e consumo anual de 1.900 kwh) pode poupar 58 euros por ano, ou 13%, para o mesmo tipo de contrato.
PUB
A ERSE revela ainda que para o consumidor tipo 2 (casal com dois filhos e consumo anual de 5.000 kwh), a poupança anual da oferta mais competitiva face ao mercado regulado pode ascender a 118 euros.
Segundo o regulador, a EDP Comercial detém as ofertas de eletricidade mais competitivas para os três tipos de consumidores. Para o consumidor de alto consumo (tipo 3), a oferta Eletricidade DD+FE - Digital 2025 garante uma fatura de 186,82 euros por mês, o que representa uma poupança mensal de 25,55 euros face à tarifa regulada.
PUB
No extremo oposto, para o consumidor tipo 1 "a oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é a da EDP Comercial (Eletricidade Indexada média (Oferta 100 euros)) com um valor de 31,84 euros por mês", correspondente a uma poupança mensal de 4,8 euros em relação à tarifa regulada.
A análise da ERSE mostra ainda que as ofertas duais (eletricidade e gás natural) revelam um potencial de poupança mais modesto. "No caso da oferta dual é o consumidor tipo 3 que apresenta uma maior poupança face ao mercado regulado, com um valor de 20 euros por ano (poupança de 0,6%)."
PUB
Para o consumidor tipo 1, esta poupança corresponde a 16 euros por ano, ou 2,6%, mas a situação mais defavorável é para o consumidor tipo 2 (casal com dois filhos, 5.000 kWh de eletricidade e 292 m³ de gás ) em não existe qualquer poupança na oferta dual mais competitiva em comparação com o mercado regulado. A ERSE indica que, para este consumidor, a Tarifa Regulada “corresponde à melhor opção”.
O regulador salienta que, apesar de a melhor oferta liberalizada ser consistentemente mais competitiva do que a tarifa regulada, "o diferencial entre a melhor oferta e a tarifa regulada diminuiu no terceiro trimestre de 2025, para todos os tipos de consumidores" na totalidade das ofertas de eletricidade.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Entidade reguladora Mercado da energia Tarifas Consumidores Energias de PortugalMais lidas
O Negócios recomenda