Lares com maiores consumos têm poupança anual superior a 300 euros no mercado livre de eletricidade

Segundo o regulador, as melhores ofertas de eletricidade permitem poupança anual de 307 euros, face à tarifa regulada, para consumidor tipo 3. Contratos duais apresentam poupanças mais modestas.
Mercado liberalizado de energia continua a revelar-se mais vantajoso, diz regulador
Antonio Solano/Getty Images
Patrícia Vicente Rua 12:42

O mercado liberalizado de energia continua a revelar-se mais vantajoso do que a tarifa regulada, especialmente para os lares com maiores consumos, de acordo com o mais recente Boletim de Ofertas Comerciais da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

A análise, referente ao terceiro trimestre de 2025, indica que o consumidor tipo 3 (casal com quatro filhos e consumo anual de 10.900 kWh) pode alcançar uma poupança de 307 euros por ano, ou 12%, na fatura de eletricidade, ao optar pela oferta mais competitiva, enquanto o consumidor tipo 1 (casal sem filhos e consumo anual de 1.900 kwh) pode poupar 58 euros por ano, ou 13%, para o mesmo tipo de contrato.

PUB

A ERSE revela ainda que para o consumidor tipo 2 (casal com dois filhos e consumo anual de 5.000 kwh), a poupança anual da oferta mais competitiva face ao mercado regulado pode ascender a 118 euros.

Segundo o regulador, a EDP Comercial detém as ofertas de eletricidade mais competitivas para os três tipos de consumidores. Para o consumidor de alto consumo (tipo 3), a oferta Eletricidade DD+FE - Digital 2025 garante uma fatura de 186,82 euros por mês, o que representa uma poupança mensal de 25,55 euros face à tarifa regulada.

PUB

No extremo oposto, para o consumidor tipo 1 "a oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é a da EDP Comercial (Eletricidade Indexada média (Oferta 100 euros)) com um valor de 31,84 euros por mês", correspondente a uma poupança mensal de 4,8 euros em relação à tarifa regulada.

A análise da ERSE mostra ainda que as ofertas duais (eletricidade e gás natural) revelam um potencial de poupança mais modesto. "No caso da oferta dual é o consumidor tipo 3 que apresenta uma maior poupança face ao mercado regulado, com um valor de 20 euros por ano (poupança de 0,6%)."

PUB

Para o consumidor tipo 1, esta poupança corresponde a 16 euros por ano, ou 2,6%, mas a situação mais defavorável é para o consumidor tipo 2 (casal com dois filhos, 5.000 kWh de eletricidade e 292 m³ de gás ) em não existe qualquer poupança  na oferta dual mais competitiva em comparação com o mercado regulado. A ERSE indica que, para este consumidor, a Tarifa Regulada “corresponde à melhor opção”.

O regulador salienta que, apesar de a melhor oferta liberalizada ser consistentemente mais competitiva do que a tarifa regulada, "o diferencial entre a melhor oferta e a tarifa regulada diminuiu no terceiro trimestre de 2025, para todos os tipos de consumidores" na totalidade das ofertas de eletricidade.


PUB



Pub
Pub
Pub