Galp aumenta lucros em 54% até Setembro e sobe estimativas para 2018

Considerando apenas o terceiro trimestre, os lucros subiram 35% face ao mesmo período de 2017 para 212 milhões de euros, um valor acima do esperado pela média dos analistas.
carlos gomes da silva galp
Pedro Esteves
Rita Faria 29 de Outubro de 2018 às 07:14

A Galp Energia obteve lucros de 212 milhões de euros no terceiro trimestre deste ano, o que traduz uma subida de 35% face ao mesmo período de 2017. O resultado líquido, que exclui efeitos de stock e eventos não-recorrentes, superou ligeiramente as estimativas dos analistas que apontavam para um total de 210 milhões de euros.

PUB

Considerando os primeiros nove meses do ano, os lucros da petrolífera portuguesa aumentaram 54% para 598 milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, 29 de Outubro, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A melhoria dos resultados foi impulsionada sobretudo pelo crescimento da actividade na área da exploração e produção e pela subida dos preços do petróleo, e levou a empresa a rever em alta as estimativas para o conjunto de 2018. A Galp espera agora terminar o ano com um EBITDA de 2,3 mil milhões de euros, o que compara com a anterior estimativa, avançada a 30 de Julho, de 2,1 mil milhões.

PUB

O EBITDA cresceu 38% entre Julho e Setembro para 642 milhões de euros, suportado sobretudo pela melhoria na área da exploração e produção. Nesta área de actividade, o EBITDA quase duplicou, com um crescimento de 94% para 396 milhões de euros, beneficiando do aumento da produção e da subida dos preços de venda de petróleo e gás natural.

"A produção média working interest aumentou 10%, em termos homólogos, para os 103,8 kboepd, um crescimento suportado pelo contributo da FPSO #7 no Brasil, cuja produção está em plateau desde Abril, apesar da concentração das actividades de manutenção planeada durante o trimestre", concretiza a Galp no comunicado.

Pelo contrário, os resultados da área de refinação e distribuição diminuíram face ao terceiro trimestre de 2017. O EBITDA desceu 20 milhões para os 195 milhões de euros, "impactado por um menor contributo da actividade de refinação", justifica a empresa.

PUB

"A margem de refinação da Galp foi de $5,8/boe, uma descida de $1,6/boe, em termos homólogos, considerando a envolvente de refinação internacional. Os volumes de matérias-primas processadas foram negativamente impactados por actividades de manutenção", acrescenta.

Relativamente ao ramo de gás natural e energia, o EBITDA totalizou 44 milhões de euros entre Julho e Setembro, um aumento de 4 milhões suportado pela maior contribuição da actividade da energia.

No terceiro trimestre, o investimento totalizou 234 milhões de euros, dos quais 81% foram alocados a actividades de exploração e produção, incluindo o pagamento dos bónus de assinatura das licenças Uirapuru e C-M-791, no Brasil. Já a dívida líquida situava-se em 1.899 milhões de euros no final de Setembro, uma descida de3%, em termos homólogos.

PUB

(Notícia actualizada às 07:35)

Saber mais sobre...
Saber mais Galp lucros resultados
Pub
Pub
Pub