Mega-parque solar da Prosolia e Iberdrola implica abate de 1,5 milhões de eucaliptos

Maior parque fotovoltaico da Europa, em Santiago do Cacém, terá uma área de 1.260 hectares no concelho. APA pediu medidas de mitigação.
parque solar em Santiago do Cacém, Iberdrola e Prosolia
Bruno Simão
Negócios 05 de Fevereiro de 2023 às 14:40

O mega-parque solar que a Prosolia e a Iberdrola vão construir no Alentejo, em Santiago do Cacém, vai obrigar ao abate de cerca de 1,5 milhões de eucaliptos.

PUB

Segundo o Observador, aquele que será o maior parque fotovoltaico da Europa, e que ocupa uma área de 1.260 hectares em Santiago do Cacém, quase foi chumbado por causa do abate da plantação intensiva de eucalipto.

Esse é aliás, segundo o mesmo jornal, um dos principais efeitos ambientais negativos apontados na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) e que levou a Agência Portuguesa do Ambiente a identifica várias condicionantes e a aplicar um vasto conjunto de medidas de mitigação.

PUB

A Iberdrola tinha anunciado na semana passda, em comunicado, que obteve a licença ambiental para construir em Portugal um projeto fotovoltaico com 1,2 GW de capacidade no concelho de Santiago de Cacém, perto de Sines, em parceria com a luso espanhola Prosolia Energy.

Tal como o Negócios avançou, o projeto Sunshining, inicialmente lançado pela Prosolia Energy e ao qual a Iberdrola se juntou mais tarde, demorou quase cinco anos a obter o licenciamento e vai implicar um investimento total de 800 milhões de euros.

PUB

A entrada em funcionamento está prevista para 2025 e a energia produzida será "suficiente para responder às necessidades anuais de cerca de 430 mil residências, uma população equivalente a quase duas vezes a cidade do Porto", referia a Iberdrola no mesmo comunicado.

Pub
Pub
Pub