Portugal volta a ter a eletricidade mais cara da UE. É o 12.º dia acima dos 200 euros/MWh
A nova semana arranca com os preços grossistas da eletricidade em Portugal - e Espanha - novamente a serem os mais elevados de toda a Uniâo Europeia (UE). O preço médio para esta segunda-feira no MIBEL, o mercado ibérico, situa-se em 225,36 euros por MegaWatt horário (MWh).
PUB
Face aos preços observados uma semana antes, os valores baixam 2,09 euros, mas ao contrário do que sucede noutros mercados, os preços abrandaram pouco durante o fim de semana, altura em que os valores na Península Ibérica foram, igualmente, os mais altos dos 27.
Aliás, desde 13 de outubro que o preço médio diário em Portugal não baixa da fasquia dos 200 euros/MWh, ajudando a que o país seja o segundo com a eletricidade mais cara nos primeiros 25 dias de outubro. O valor médio neste período cifra-se em 207,04 euros, apenas superado pelos 218,67 euros de Itália.
PUB
Mais. No conjunto do ano, Portugal apresenta o terceiro preço médio mais alto da UE, com um valor de 89,38 euros, atrás da Grécia (91,18 euros) e Itália (97,36 euros).
A situação será novamente abordada a nível europeu esta segunda-feira, com a reunião dos ministros que tutelam a Energia.
PUB
O recorde de preço em Portugal foi alcançado a 7 de outubro, dia em que o preço médio atingiu os 288,53 euros/MWh.
Mais lidas
O Negócios recomenda