BP vende 65% da Castrol à Stonepeak por cerca de 5,1 mil milhões de euros
A petrolífera indica que a operação avalia a Castrol em cerca de 8,6 mil milhões de euros.
A BP acordou a venda de uma participação de 65% na Castrol à norte-americana Stonepeak numa operação que coloca o "enterprise value" da empresa de óleos e lubrificantes em 10,1 mil milhões de dólares (8,57 mil milhões de euros ao câmbio atual), anunciou esta quarta-feira a petrolífera britânica.
O negócio deverá proporcionar à BP um encaixe líquido de aproximadamente seis mil milhões de dólares (5,1 mil milhões de euros), incluindo 800 milhões de dólares pelo pré-pagamento de dividendos futuros no curto e médio prazo da participação de 35% que continuará nas mãos da petrolífera e "outros ajustamentos".
Após a conclusão da transação, será criada uma "joint-venture" detida a 65% pela Stonepeak e a 35% pela BP. Após um período de "lock-up" de dois anos, a BP terá a opção de vender os 35% que mantém na Castrol.
"O anúncio de hoje é um desenlace muito bom para todos os 'stakeholders'. Concluímos uma revisão estratégica da Castrol, que gerou bastante interesse e resultou na venda de uma participação maioritária à Stonepeak. Com esta operação atingimos mais de metade do nosso programa de desinvestimento de 20 mil milhões de dólares, que irá permitir fortalecer significativamente o balanço da BP", refere Carol Howle, CEO interina da petrolífera, citada no comunicado.
A BP refere que o negócio, dependente ainda de aprovação dos reguladores, deverá estar concluído no final de 2026.
Mais lidas