pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Britânica dona de meio Algarve compra Browns Sports Resort em Vilamoura

O braço português da gestora europeia de ativos, que detém no nosso país indústrias, dezenas de hotéis e o maior portefólio de golfe nacional em Portugal, adquiriu mais um ativo na região algarvia, que ocupa uma área de 53 mil metros quadrados.

15:35

A gestora britânica de fundos de investimento Arrow Global gere atualmente 112 mil milhões de euros em ativos, dos quais 2,6 mil milhões em Portugal, onde detém indústrias, dezenas de hotéis, uma dúzia de campos de golfe e um centro equestre, e que tem em “pipeline” um investimento de 1,6 mil milhões de euros no nosso país, a executar na próxima meia dúzia de anos.

O portefólio do principal operador de golfe em Portugal inclui cinco campos em Vilamoura (Old Course, Pinhal, Millennium, Laguna e o antigo Victoria, que já foi reconvertido em The Els Club), além do Palmares Golf Course, em Lagos, e do campo San Lorenzo, na Quinta do Lago.

Do universo hoteleiro da Arrow no Algarve fazem parte unidades como o Hilton Vilamoura, As Cascatas Golf Resort & Spa, Dom Pedro Vilamoura, Dom Pedro Marina, Dom Pedro Portobelo, Dom Pedro Lagos, Palmares Beach House Hotel, Monte Rei Golf & Country Club, Hotel Califórnia Urban Beach, Aqua Pedra dos Bicos, Velamar Boutique Hotel, Bertolina Guest House, Hotéis de Golfe e Mar, para além do gigante Vilamoura World, que foi adquirido ao grupo norte-americano Lone Star em 2021.

Browns resulta da transformação do antigo Rock Garden adquirido pelos britânicos Alan e Allison Brown há 30 anos

Entretanto, esta quarta-feira, 11 de fevereiro, a Arrow anunciou que os seus fundos adquiriram mais um grande ativo no Algarve: o Browns Sports Resort, em Vilamoura, que resultou da transformação do antigo Rock Garden – adquirido pelos britânicos Alan e Allison Brown em 1996 – numa referência no segmento do turismo desportivo na região.

O Browns Sports Resort ocupa uma área de cerca de 53 mil metros quadrados e integra alojamento em “villas”, infraestruturas de treino de alto nível, health cub, spa e espaços de restauração, “estando preparado para acolher equipas profissionais, atletas em estágio, bem como hóspedes em lazer ativo”, garante a nova dona, em comunicado, realçando que, ao longo de mais de duas décadas de atividade, recebeu “centenas de equipas nacionais e internacionais, de diferentes modalidades, beneficiando da proximidade a campos de golfe e praias”.

A aquisição do Browns insere-se na estratégia de fundos geridos pela Arrow Global de “consolidação de um portefólio integrado de ativos desportivos e turísticos, assente na qualificação das infraestruturas dos destinos e na capacidade de atrair eventos internacionais”.

Como parte desta estratégia, refere que em Vilamoura “foram feitos investimentos relevantes na melhoria dos campos de golfe e na expansão da marina, que reforçaram a competitividade do destino e criaram as condições para a atração de grandes eventos internacionais”.

Arrow quer posicionar Vilamoura no circuito equestre internacional

Em paralelo, a Details, gestora de ativos turísticos (incluindo o Browns) detida pela Arrow, está a desenvolver o maior centro equestre do país, “uma infraestrutura de classe mundial que posiciona Vilamoura no circuito equestre internacional”, afiança.

“Este investimento continuado tem permitido atrair para Portugal competições de referência, como o Portugal Invitational da PGA Tour Champions, provas de salto de obstáculos de topo, incluindo o CSI 5*, e regatas internacionais de vela”, assinala.

Para João Bugalho CEO da Arrow Global Portugal, “este investimento reflete uma visão de longo prazo assente na criação de valor económico, social e reputacional para o país”, acreditando que “Vilamoura reúne condições únicas para se afirmar como um destino de excelência para grandes eventos desportivos internacionais, combinando qualidade de infraestruturas, capacidade organizativa e um enquadramento territorial que potencia a projeção internacional da região e de Portugal”.

Já Nuno Sepúlveda, CEO da Details Sports & Leisure revelou que o grupo tem “um plano de investimento estruturado para a melhoria contínua das infraestruturas desportivas e turísticas, que será determinante para elevar ainda mais a qualidade da oferta”.

“O facto de gerirmos unidades hoteleiras de elevada qualidade na região permite-nos apresentar uma proposta integrada, capaz de responder às exigências de grandes equipas e atletas internacionais, reforçando a atratividade de Vilamoura como destino de estágios, competições e eventos de alto nível”, sustenta o mesmo gestor.

(Notícia  atualizada às 15:48)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio