pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Consórcio Ocean Winds da EDPR vende participação em parque eólico francês por 200 milhões

A joit venture da EDPR e da Engie chegou a acordo para a venda à Allianz Global Investors de uma participação minoritária de 20,25% no parque eólico offshore de Îles d’Yeu et Noirmoutier.

Miguel Stilwell de Andrade, CEO da EDP
Miguel Stilwell de Andrade, CEO da EDP Miguel Baltazar
21 de Outubro de 2025 às 20:49

A OceanWinds, joint venture detida em partes iguais pela EDP Renováveis e pela Engie, chegou a acordo para a venda à Allianz Global Investors de uma participação minoritária de 20,25% num parque eólico offshore em França por um total de 200 milhões de euros.

O parque eólico offshore Îles d’Yeu et Noirmoutier está localizado em Vendée e tem 61 turbinas Siemens Gamesa de 8,2 MW, com uma capacidade total de 500 MW, assinala a EDP, que detém a EDPR, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).   

A EDP esclarece que o projeto beneficia de um contrato “inflation-linked feed in tariff” (FiT) de 20 anos, indexado à inflação, “que proporciona estabilidade de receitas no longo prazo”. O valor do negócio tem um rácio enterprise value (EV)/MW implícito de 5,6 milhões de euros, lê-se no comunicado.

O comunicado refere ainda que “o início de geração de energia ocorreu em junho de 2025, com mais de metade das turbinas já instaladas e a fornecer eletricidade verde a habitações francesas”. O projeto tem progredido para a fase final de construção, refere a EDP, depois da decisão final de investimento tomada em abril de 2023.  

Após a transação, a estrutura acionista atualizada do projeto îles d’Yeu & Noirmoutier passa a ser a seguinte: a OceanWinds (40%), a Allianz (20,25%), a Sumitomo (29,5%), o Banque dês Territoires (9,75%) e a Vendée Energie (0,5%).

Ver comentários
Publicidade
C•Studio