pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Diretor dos serviços secretos russo acusa Ocidente de danos ao Nord Stream

Sergei Naryshkin afirma que o Ocidente está por trás de um "ataque terrorista" no Mar Negro. Já o ministro da Energia da Suécia indica que há uma grande probabilidade que os danos tenham sido causados por um Estado.

gasoduto, gás natural, Nord Stream
gasoduto, gás natural, Nord Stream Lisi Niesner/Reuters
30 de Setembro de 2022 às 11:57

Desde quinta-feira que a troca de acusações entre o Ocidente e a Rússia não pára de escalar, depois de terem sido descobertas quatro fugas nas tubagens do Nord Stream, infraestrutura que fornece gás proveniente da Rússia à Europa.

O apontar de dedos ganhou nova força esta sexta-feira, com acusações de Sergei Naryshkin, diretor do Serviço de Inteligência russo (SVR), que afirma que o Ocidente está por trás de um "ataque terrorista" no Mar Negro.

"Temos materiais que apontam para um envolvimento do Ocidente na organização e implementação deste ataque terrorista", disse o responsável, em resposta às perguntas dos jornalistas em Moscovo.

Poucas horas antes, o Ministro da Energia sueco, Khashayar Farmanbar, revelou que há uma grande probabilidade de as fugas de gás no Nord Stream 1 e 2 terem resultado de ação de um Estado.

"É muito provável que tenha sido feito deliberadamente e não por acidente e é muito pouco provável que não tenha sido feito por alguém que não um Estado sem ter sido detetado antes", disse o ministro, à margem do conselho de ministros da Energia em Bruxelas.

Esta quinta-feira, a Alemanha considerou que as fugas detetadas vão levar a que os gasodutos sofram danos irreversíveis, ficando inutilizados para sempre.

Alguns países desconfiam que as fugas façam parte das ações de sabotagem por parte da Rússia, acusação que o Kremlin já veio publicamente considerar de "absurda". A União Europeia advertiu que reagirá com uma "resposta forte e coesa" a qualquer "interrupção deliberada da infraestrutura energética europeia".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio