Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dono da Zara compra 12% da REN e passa a segundo maior acionista

Amancio Ortega, dono da Zara e 13.º homem mais rico do mundo, comprou uma participação de 12% na REN. Na véspera, o empresário tinha anunciado a entrada na congénere espanhola REE.

Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 30 de Julho de 2021 às 12:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...
Amancio Ortega, dono da gigante Inditex e 13.º homem mais rico do mundo, comprou uma participação de 12% no capital da REN - Redes Energéticas Nacionais, informou esta sexta-feira a cotada portuguesa.

A aquisição foi realizada pela Pontegadea Inversiones, veículo de investimento do dono da Zara, e abrange a totalidade da participação detida pela Mazoon, sociedade da Oman Oil, que corresponde a 12,006%.

A Oman Oil tinha indicado em maio que pretendia sair do capital da cotada portuguesaEm consequência, o seu administrador pedido a suspensão de funções. Ortega poderá assim ter acesso também a um lugar na administração da empresa liderada por Rodrigo Costa.

Desta forma, Amancio Ortega torna-se o segundo maior acionista da REN.

Tendo em conta a cotação de fecho de quinta-feira (2,355 euros), a participação de Ortega tinha um valor de 188 milhões de euros.

As ações da REN seguem atualmente a subir 0,21%, para os 2,360 euros.

Ainda na quinta-feira, o dono da Zara tinha anunciado a entrada na rede elétrica espanhola, congénere da REN. Amancio Ortega comunicou ontem que adquiriu 5% da Red Elétrica Española (REE) através do mesmo véiculo Pontegadea, tendo-se tornado o segundo maior acionista da empresa de redes espanhola.

Comprou 27 milhões de ações, o que ao preço de quinta-feira avalia a participação na REE em 456 milhões de euros.

(Notícia corrigida indicando que Amancio Ortega passa a ser o segundo e não o terceiro maior acionista da REN)
Ver comentários
Saber mais Zara REN Oman Oil Inditex Amancio Ortega
Outras Notícias