Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP alvo de ataque informático que bloqueou sistema de atendimento a clientes

Ataque terá acontecido durante a manhã, com repercussões durante todo o dia.

Reuters
Correio da Manhã 13 de Abril de 2020 às 23:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
A EDP foi esta segunda-feira alvo de um ataque informático, confirmou fonte da empresa ao Correio da Manhã. O ataque afetou metade dos servidores e apenas os da Microsof.

Fonte da empresa disse ao CM que outras elétricas europeias também foram atacadas por hackers e que não se sabe se foram roubados dados de clientes.

A mesma fonte adiantou não ter conhecimento de qualquer pedido de resgate no valor de 10 milhões de euros, contrariando informações postas a circular.

De acordo com um comunicado a que a Lusa teve acesso, a EDP deu conta de que "foi alvo de um ataque informático à sua rede corporativa", que está a "condicionar o normal funcionamento de uma parte dos seus serviços e operações".

Contudo, a empresa garantiu que não há registos de "qualquer impacto na continuidade do fornecimento de energia" e que os "serviços críticos de supervisão e controlo da rede elétrica de distribuição" estão a funcionar normalmente, "embora com algumas adaptações decorrentes de algumas limitações".

A nota sublinha que foram "aplicadas medidas de prevenção e proteção dos sistemas que suportam as operações da empresa", com o objetivo de "conter os efeitos" deste ataque informático.

A origem e a "anatomia deste incidente" ainda estão a ser analisados, prosseguiu o EDP, realçando que a atuação do grupo "perante este ataque está a ser articulada com as entidades competentes".

* com Lusa
Ver comentários
Saber mais EDP crime informático
Outras Notícias