EDP espera revisão em alta da taxa de retorno regulada acima dos 6,33% propostos pela ERSE
Empresa anunciou que vai alocar 1,7 mil milhões de euros para investimento em redes em Portugal entre 2026 e 2028 e conta com o fim da taxa extraordinária para reforçar a rentabilidade do negócio regulado.
A EDP acredita que a taxa de retorno de 6,33% proposta pela ERSE para o novo ciclo regulatório das redes elétricas será revista em alta na decisão final do regulador, prevista para o final do ano.
“Não acreditamos que os 6,33% sejam o número final. Há bons argumentos racionais para que a proposta suba”, afirmou o CEO da EDP, Miguel Stilwell d’Andrade, durante a apresentação do plano estratégico 2026-2028.
A empresa prevê investir 1,7 mil milhões de euros em redes em Portugal no próximo triénio, valor que poderá ser ajustado consoante a decisão final da ERSE. Além do retorno base, a elétrica destaca a melhoria de outros parâmetros regulatórios já confirmados, nomeadamente a partilha dos ganhos de eficiência, que passa de 50/50 para 75/25, e a atualização da inflação, de -0,75% para -0,5%.
Mais lidas