Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP Comercial paga multa de 100 mil euros por violações em contratos de fornecimento de energia

A ERSE condenou a empresa liderada por Vera Pinto Pereira a uma coima de 200 mil euros, por 19 infrações. A multa foi reduzida para 100 mil euros, já pagos.

DR
Marta Velho martavelho@negocios.pt 08 de Junho de 2022 às 11:18
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) condenou a EDP Comercial a uma coima de 200 mil euros, reduzida para 100 mil euros, por violação de normas relativas à mudança de comercializador, cessação do contrato de fornecimento de energia elétrica, interrupção do fornecimento de energia elétrica e emissão de faturação.

No total são 19 infrações, indica o regulador em comunicado, tendo a EDP já pago a multa, que reduziu para metade, com a empresa liderada por Vera Pinto Pereira de Andrade reduzida a metade a compensar os consumidores e abdicando de litigância judicial.

O processo de contraordenação tinha sido aberto a 18 de abril de 2019, no seguimento de reclamações reportando alegadas mudanças de comercializador de energia elétrica e/ou de gás natural sem a autorização expressa do cliente para o efeito.

"No decurso do prazo de pronúncia, a EDP Comercial apresentou uma proposta de transação com a confissão parcial dos factos constantes da nota de ilicitude relativamente às contraordenações imputadas, reconheceu a sua responsabilidade a título negligente, disponibilizou-se para compensar os oito consumidores lesados, com a atribuição de compensações individuais entre 50 e 100 euros e para proceder ao pagamento de coima", indica o comunicado.

O regulador indica ainda que, ponderados todos os factos e o direito aplicável, aceitou a proposta de transação, procedeu ao arquivamento de quatro das infrações imputadas e aplicou à EDP Comercial, pela prática de 19 contraordenações a título negligente, uma coima única de 200 mil euros, reduzida nos termos legais para 100 mil euros, já pagos.
Ver comentários
Saber mais ERSE EDP Comercial Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos energia economia negócios e finanças
Outras Notícias