Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP Renováveis adicionou 2,1 GW de capacidade no ano passado

A EDP Renováveis assinala que atingiu 14,7 gigawatts (GW) de capacidade instalada no final de 2022. A América do Norte já representa praticamente metade do portefólio da elétrica liderada por Miguel Stilwell.

Miguel Baltazar
Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 25 de Janeiro de 2023 às 17:48
A EDP Renováveis aumentou em 2,1 gigawatts (GW) a capacidade renovável totalizando 14,7 GW, informou esta quarta-feira o braço verde da elétrica nacional em comunicado enviado à CMVM.

A empresa destaca ainda que no final do ano passado a capacidade em construção atingiu 4 GW, mais do dobro do que os valores de dezembro de 2021, o que "sustenta as adições para 2023 e em diante".

A América do Norte pesa já 49% no portefólio da EDPR, enquanto a Europa representa 38% do total. Estas duas regiões apresentam 
"maior diversidade tecnológica com 12,7 GW de eólico onshore, 1,7 GW de solar e 1,5 GW de capacidade bruta de eólico offshore em operação".

A EDP Renováveis salienta que um terço dos 2,1 GW adicionados de capacidade renovável resultou da integração dos 0,7 GW de ativos solares da APAC (Ásia-Pacífico), que passa a representar 5% do portefólio. A América do Sul foi responsável por mais 0,6 GW, enquanto Europa e América do Norte contribuíram com 0,4 GW cada.

Ao longo do ano passado, destaca o comunicado, foram realizadas "múltiplas transações de rotação de ativos", que totalizaram 1 GW de capacidade rotada "em países como Polónia, Espanha, Itália, Brasil e EUA". Assim, diz, "a variação líquida do portfólio vs 2021 foi de +1,2 GW".

A EDPR produziu 33,4 TWh de energia verde no ano passado, mais 10% do que em 2021, tendo a Europa representado 35% do total e América do Norte a pesar 55%. A América do Sul, contudo, registou o maior salto na produção com um incremento de 39%. A APAC passou a pesar 2% da produção total.
Ver comentários
Saber mais EDP Renováveis GW América do Norte APAC Europa energia produção capacidade instalada
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio