EDP Renováveis vende portefólio eólico na Grécia por 200 milhões de euros
O portefólio inclui quatro parques eólicos em operação, com uma vida média de cerca de um ano e meio. Com esta venda, a EDP Renováveis informa que já atingiu 35% do seu objetivo de rotação de ativos para 2025.
A EDP Renováveis assinou um acordo de compra e venda com a Principia, uma sociedade detida pela italiana Enel SpA e por fundos geridos pela Macquarie Asset Management, para vender um portefólio eólico de 150 megawatts (MW) por 200 milhões de euros, de acordo com um comunicado enviado pela empresa à CMVM.
O portefólio inclui quatro parques eólicos em operação, que a energética diz terem uma vida média de aproximadamente um ano e meio. "Estes projetos beneficiam de Contracts for Difference (“CfD”) por um período de 20 anos", informa ainda.
Com esta transação, a EDP Renováveis assegurou 35% do seu objetivo final de cerca de 2 mil milhões em proveitos de rotação de ativos para este ano. A conclusão está, no entanto, ainda "sujeita a condições suspensivas, regulatórias e outras condições habituais para uma transação desta natureza, estando prevista ocorrer durante o ano de 2025", acrescenta a empresa.
A EDP Renováveis fechou o primeiro semestre do ano com uma quebra de 56% nos lucros para 93 milhões de euros, comparado com os 210 milhões obtidos no período homólogo. Já o EBITDA (lucros antes dos juros, tributos, depreciação e amortização) sofreu uma ligeira quebra, recuando 1%, fixando-se nos 948 milhões de euros entre janeiro e junho.
Mais lidas