EDP vende menos energia na Península Ibérica
Os primeiros nove meses foram marcados por mais clientes no mercado ibérico, mas menos energia vendida.
A EDP terminou os primeiros nove meses do ano com um aumento de 0,4% da energia distribuída na Península Ibérica. Já na distribuição de gás houve uma quebra de 6,9%, com o mercado espanhol a ser determinante para esta evolução, revelou esta quarta-feira, 18 de Outubro, a eléctrica através de um comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A empresa reportou também uma quebra de 8% no fornecimento de electricidade no mercado livre na Península Ibérica. Já o fornecimento de gás caiu 35% quando comparado com o mesmo período do ano passado, de acordo com o comunicado emitido. As quedas foram registadas tanto em Espanha como em Portugal, com o primeiro mercado a observar descidas mais pronunciadas.
Apesar da quebra de vendas, o número de clientes aumentou. No segmento de electricidade a EDP conquistou mais 5% de clientes. E no mercado de gás mais 6%.
No que respeita à produção de energia, a capacidade instalada cresceu 974 megawatts, "suportada pela entrada em produção da central hídrica de Venda Nova III no primeiro trimestre e Foz Tua no segundo trimestre", explica a eléctrica liderada por António Mexia no comunicado.
Já ontem ao final do dia, a EDP Renováveis tinha revelado os seus dados operacionais dos primeiros nove meses do ano. A empresa liderada por João Manso Neto revelou um aumento da produção de electricidade de 10% nos primeiros nove meses do ano.
Mais lidas