Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP vende rede com 439 km no Brasil por cerca de 210 milhões de euros

A empresa portuguesa anunciou a venda de três lotes no Brasil como parte de um plano de rotação de ativos.

O “hedge fund” britânico Marshall Wace comunicou, esta semana, uma posição curta de 0,5% no capital da EDP.
Miguel Baltazar
Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 19 de Outubro de 2021 às 15:04
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
A EDP - Energias de Portugal anunciou a venda de um portfólio de três lotes no Brasil com a Actis Assessoria Investimentos por um valor de 1.329 milhões de reais brasileiros, o que equivale atualmente a cerca de 210 milhões de euros, de acordo com o comunicado enviado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários).

A venda acontece através da EDP Brasil, detida em 52,64% pela EDP Portugal, e diz respeito a um terreno de cerca de 439 quilómetros com uma receita anual de 131 milhões de reais (20,21 milhões de euros). A empresa informa ainda que a execução desta transação encontra-se pendente de aprovações regulatórias aplicáveis.

"A concretização da transação de hoje permite à EDP cristalizar valor com a rotação destes ativos de transmissão cumprindo uma meta prioritária da estratégia definida para o ano de 2021. Com esta venda e a compra da CELG-T, que ocorreu no último dia 14, aumentamos a presença no negócio de Transmissão, o qual apresenta um menor risco setorial, e criamos valor adicional para os nossos acionistas", afirma João Marques da Cruz, CEO da EDP no Brasil.

No mesmo comunicado, pode ler-se que "o acordo se deu por meio de processo competitivo e está alinhado com a estratégia da companhia de rotação de ativos". 

Já a meio deste mês, a EDP - Energias do Brasil venceu o leilão público para a aquisição de 100% do capital da Celg Transmissão S.A. (CELG-T), no valor de 1.977 milhões de reais (309 milhões de euros). 

Com a venda destes três lotes e a aquisição da Celg T, a EDP passa a contar com oito empreendimentos de transmissão no seu portfólio que, quando operacionais, totalizarão 2.241 quilómetros e aproximadamente 108 milhões de euros de receita anual. 


Ver comentários
Saber mais Actis Assessoria Investimentos EDP Brasil Comissão do Mercado de Valores Mobiliários Brasil Portugal CMVM CELG-T economia negócios e finanças Informação sobre empresas grandes empresas mercado e câmbios
Outras Notícias