Energia EDP compra activos de gás em Espanha por 116 milhões

EDP compra activos de gás em Espanha por 116 milhões

A empresa liderada por António Mexia chegou a acordo com a Repsol para comprar 82 mil pontos de abastecimento de gás propano liquefeito no norte de Espanha.
EDP compra activos de gás em Espanha por 116 milhões
Miguel Baltazar/Negócios
André Cabrita-Mendes 25 de janeiro de 2016 às 17:49
A EDP chegou a acordo com a Repsol para comprar activos de distribuição de gás em Espanha. A energética portuguesa pagou 116 milhões de euros por estes activos localizados no Norte de Espanha, anunciou a EDP esta segunda-feira, 25 de Janeiro, em comunicado enviado à CMVM.

O negócio deverá contribuir com 13 milhões de euros para o resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA) anual da empresa. A conclusão da transacção está agora dependente das devidas autorizações por parte das autoridades da concorrência e regulatórias em Espanha, devendo ficar fechada durante o segundo semestre deste ano.

Estes activos incluem 82 mil pontos de abastecimento de gás propano liquefeito (GPL) nas principais regiões de actividade da subsidiária da EDP, a Naturgas: Astúrias, Cantábria e País Basco.

Com este negócio, a energética presidida por António Mexia vai aumentar em 9% a sua rede de distribuição de gás para um milhão de pontos de abastecimento. A EDP vai assim reforçar a sua "posição estratégica enquanto operador de referência na distribuição e comercialização de gás no mercado ibérico".

Há um ano, a EDP chegou a acordo com a Redexis para vender activos de distribuição de gás em Espanha. O negócio ficou fechado por 186 milhões de euros, com a empresa controlada pela Goldman Sachs a adquirir activos de distribuição de gás localizados nas regiões de Múrcia, Extremadura e Catalunha.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI