Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP Renováveis produziu mais 8% de energia limpa em 2015

A adição de novos parques eólicos à carteira da energética liderada por João Manso Neto deu um contributo decisivo para o crescimento da produção em 2015.

André Cabrita-Mendes andremendes@negocios.pt 26 de Janeiro de 2016 às 18:01
  • Partilhar artigo
  • ...
A EDP Renováveis produziu mais 8% de energia limpa em 2015, num total de 21 terawatts hora (TWh). A contribuir para este aumento esteve a adição de novos parques eólicos à carteira da empresa no último ano.

Os dados foram divulgados esta terça-feira, 26 de Janeiro, pela empresa liderada por João Manso Neto em comunicado enviado ao regulador de mercado CMVM.

A produção em Portugal cresceu 21% no ano passado, devido à consolidação do consórcio eólico Eneop, cujos activos migraram ao longo de 2015 para as empresas promotoras, como estava planeado.

O maior aumento de produção por região foi registado no resto da Europa, mais 29% para um total de 3.225 TWh. Na América do Norte, a produção avançou 9%, com a geração a crescer 23% e 9% no Canadá e nos Estados Unidos da América respectivamente.

Já a produção registada em Espanha e no Brasil seguiu em sentido contrário, ao recuar 6% nos dois países.

Foi em Portugal que se registou a maior adição de nova potência, 623 megawatts (MW) no total, com 613 MW a terem origem no consórcio eólico Eneop.

Seguiuram-se a Polónia (77 MW), França (24 MW) e Itália (10 MW). Já nos Estados Unidos, foram adicionados 400 megawatts de potência, com a entrada em operação dos parques de Waverly (199 MW) no Kansas, de Arbuckle (100 MW) em Oklahoma e de Rising North Tree (99 MW) na Califórnia.

A energética tem actualmente 344 MW de energia eólica em fase de construção, incluindo o primeiro parque eólico no México (200 MW), o projecto Baixa do Feijão no Brasil (120 MW) e em França (24 MW).

A EDP Renováveis gere actualmente uma carteira de activos de 9,6 gigawatts (GW) em 10 países, com a sua maioria a estarem localizados na Europa (5,1 GW), incluindo Espanha (2,4 GW), Portugal (1,2 GW), e França, Itália, Polónia e Roménia (1,5 GW). Já na América do Norte está baseada uma potência total de 4,4 GW.

A companhia vai apresentar os seus resultados anuais no dia 24 de Fevereiro.
Ver comentários
Saber mais EDP Renováveis João Manso Neto Portugal Europa América do Norte energia energia eólica energias renováveis energia renovável
Outras Notícias