Energia Efacec carrega primeiro veículo autónomo de transporte público em Portugal

Efacec carrega primeiro veículo autónomo de transporte público em Portugal

O primeiro veículo autónomo de transporte público em Portugal, que vai ligar a Nova School of Business & Economics à rotunda dos Lombos, em Cascais, está equipado com um carregador elétrico da Efacec.
Efacec carrega primeiro veículo autónomo de transporte público em Portugal
Rui Neves 06 de junho de 2019 às 11:57

A Efacec, que está a participar, de forma ativa, em sete dos maiores projetos de mobilidade elétrica a nível mundial, tem uma presença forte no projeto pioneiro do primeiro veículo autónomo de transporte público em Portugal, em fase de testes em Cascais.

 

"Para além de assegurar o carregador deste veículo, a empresa está a produzir outros sete carregadores públicos para veículos elétricos, a serem instalados no município, que vão integrar a rede do sistema MobiCascais", avança a Efacec, em comunicado.

 

Intitulado Easy Mile 10, este veículo não-tripulado é totalmente elétrico e está equipado com uma bateria de de 30.72 kWh, que permite um intervalo de operação estimado até 8/9 horas diárias, contando para isso com o carregador concebido e instalado pela Efacec em Cascais, no campus da Universidade Nova School of Business & Economics (Nova SBE) em Carcavelos.

 

Numa primeira fase, o veículo, um minibus elétrico, vai ligar a Nova SBE à rotunda dos Lombos, também conhecida por rotunda da Quinta de São Gonçalo, junto à praia de Carcavelos, numa extensão de 700 metros.

 

Mais tarde, prevê-se a ligação da universidade à estação de comboios de Carcavelos, através deste "shuttle" autónomo, num trajeto de cerca de 1,5 quilómetros.

 

No âmbito deste projeto, a Efacec refere que forneceu, ainda, a sua solução View4Grid, uma plataforma CPMS (Charge Point Management System) de automação para a gestão e monitorização de infraestruturas de rede inteligente, que permite gerir e acompanhar ao minuto o carregamento do veículo autónomo, medir e controlar o acesso, carga e estado da rede.

 

"Este sistema será integrado por sua vez na plataforma de gestão da cidade de Cascais, que integra numa só ferramenta várias componentes de gestão e monitorização do trânsito, transportes públicos e as necessidades de manutenção de estradas", detalha a empresa.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI