Endesa propõe Francisco Lacerda para adminitrador independente
Os accionistas da Endesa vão reunir-se no próximo dia 27 de Abril, tendo na agenda vários pontos de discussão, entre os quais a nomeação de Francisco Lacerda, presidente dos CTT, para administrador independente.
A Endesa convocou os seus accionistas para se pronunciarem sobre as contas de 2014, as propostas de aplicação de resultados, a reeleição de alguns membros da gestão e a nomeação de dois administradores não executivos independentes. Um deles é Francisco Lacerda.
O presidente dos CTT é assim proposto para passar a desempenhar funções de administrador não executivo independente na eléctrica espanhola.
Na sequência da oferta pública de venda realizada no final do ano passado, a Endesa decidiu reforçar o governance, com o aumento do número de administradores independentes de três para cinco, passando a ter 43% de independentes no conselho.
A eléctrica, que já tem actividade em Portugal, entendeu convidar Francisco Lacerda para um lugar na administração pelo currículo do gestor e por ser alguém com conhecimento do mercado. Lacerda será o único estrangeiro no conselho de administração da Endesa.
Francisco Lacerda é presidente dos CTT desde 2012, tendo desempenhado o cargo de presidente executivo da Cimpor e, entre outras funções, foi administrador não executivo da EDP Renováveis e membro da comissão de auditoria da empresa de energias renováveis.
(Notícia actualizada às 12h25 com mais informação)
Mais lidas