pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Ferbgás tem luz verde da DGEG para unidade de biometano em Benavente

DGEG atribui título de registo prévio ao projeto que assegura injeção contínua de biometano na rede local. O início da operação está previsto para o primeiro semestre de 2027.

Ferbgas aposta em 10 projetos de biometano em Portugal
Ferbgas aposta em 10 projetos de biometano em Portugal DR
15 de Outubro de 2025 às 15:37

A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) emitiu o título de registo prévio à Ferbgás Renováveis para a futura unidade de biometano em Benavente, prevendo-se a injeção do gás renovável na rede operada pela Setgás. Este é um passo decisivo para o arranque do projeto, cuja operação está prevista para o primeiro semestre de 2027.

Com a emissão do título, a empresa passa a dispor da janela de injeção contínua no chamado Corredor Verde Benavente–Samora Correia, considerado a "espinha dorsal" da distribuição de gás natural no concelho. O corredor comporta apenas um projeto em injeção contínua.

Na primeira fase, o projeto prevê a injeção de 40 GWh/ano de biometano, o equivalente ao consumo de 8.000 habitações por ano, podendo crescer até 62 GWh/ano na fase seguinte. A energia será produzida a partir de resíduos e injetada diretamente na rede de distribuição, substituindo gás fóssil sem necessidade de adaptação de equipamentos.

Para o CEO da Ferbgás, Rafael Ferrari, “com o Corredor Verde Benavente–Samora, passamos a substituir gás fóssil por biometano nas mesmas redes – fluxo contínuo e seguro, descarbonização imediata de processos térmicos industriais e potencial de abastecimento de frotas pesadas”.

Esta unidade, cujo investimento é de 20 milhões de euros e prevê a criação de 45 empregos, é uma das dez unidades de biometano em Portugal que a empresa se prepara para desenvolver, num investimento total entre 200 milhões a 300 milhões de euros.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio