pixel
A carregar o vídeo ...

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Galp confirma nova descoberta na Namíbia. Quinto poço com petróleo leve

Os resultados preliminares da perfuração e recolha de amostras "abrem novas oportunidades de exploração e de avaliação na região sudeste de Mopane", diz a Galp.

galp
galp Manuel de Almeida/Lusa
25 de Fevereiro de 2025 às 07:33

A Galp já perfurou, recolheu amostras e registou os dados no poço Mopane-3X, o quinto poço que explora ao largo da Namíbia. Os dados preliminares confirmam colunas significativas de petróleo leve e gás condensado, de acordo com informação comunicada pela empresa à Comissão do mercado de valores Mobiliários (CMVM).

"Os dados preliminares confirmam colunas significativas de petróleo leve e gás condensado em AVO-10, e colunas de petróleo leve na AVO-13 e na areia mais profunda, em arenitos de alta qualidade. As medidas de registo dos reservatórios confirmam boas porosidades, altas pressões e altas permeabilidades", pode ler-se no comunicado.

As amostras revelam ainda "baixa viscosidade do petróleo e concentrações mínimas de CO2 e H2S".

O poço fica a 18 quilómetros do Mopane-1X. A pressão mais elevada que o esperado e os resultados preliminares "abrem novas oportunidades de exploração e de avaliação na região sudeste de Mopane", indica a energética.

A Galp detém 80% do projeto Mopane, enquanto os parceiros NAMCOR e Custos têm 10% cada. No final do ano passado já tinha anunciado a intenção de perfurar o Mopane-3X, remetendo os resultados para este mês.

A energética encerrou o ano de 2024 com um resultado líquido de 961 milhões de euros, uma ligeira quebra, de 4%, face aos lucros do ano anterior, que tinham sido de 1.002 milhões de euros.

Notícia atualizada

Ver comentários
Publicidade
C•Studio