pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Greenvolt conclui venda à Iberdrola de dois parques eólicos na Polónia

A alienação faz parte da estratégia de rotação de ativos da empresa liderada por João Manso Neto.

João Manso Neto CEO da Greenvolt
João Manso Neto CEO da Greenvolt Pedro Catarino
28 de Julho de 2023 às 18:28

A venda de ativos da Greenvolt na Polónia à espanhola Iberdrola chegou à fase final, informou nesta sexta-feira, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa liderada por João Manso Neto (na foto).

"A Greenvolt – Energias Renováveis informa que, através da Augusta Energy SA, uma joint venture entre uma subsidiária detida a 100% pela Greenvolt – V-Ridium Group – e a gestora de ativos alemã KGAL, as transações relativas à venda dos dois parques eólicos localizados na Polónia, com uma capacidade total de 50 MWs, foram concluídas", refere o documento.

A conclusão desta venda "é um marco importante na concretização dos compromissos assumidos pela empresa, comprovando a capacidade superior de desenvolver e construir projetos ao mesmo tempo que implementa uma estratégia de valor acrescentado de rotação de ativos", sublinha a empresa no mesmo comunicado.

Em agosto de 2022, quando a Greenvolt fez o anúncio desta alinenação à Iberdrola, comunicou que o valor da venda era de 155 milhões de euros.

Ainda no âmbito da rotação de ativos, no passado dia 24 a Greenvolt Power, empresa do Grupo Greenvolt especializada em projetos eólicos e solares fotovoltaicos de larga escala, anunciou ter chegado a acordo com a empresa polaca Energa Wytwarzanie para a venda de dois ativos renováveis no país por um valor global de 107 milhões de euros.

Em maio passado, a Greenvolt anunciou que vai implementar na Polónia o seu primeiro projeto híbrido de geração de energia elétrica  a partir de fontes renováveis. Atualmente em construção, o projeto do parque eólico de Sompolno (na região centro-oeste do país do leste europeu) vai assim juntar três tecnologias num mesmo ponto de acesso à rede, ou seja energia eólica, energia solar e ainda um sistema de baterias de armazenamento.

No total, esta solução híbrida terá capacidade para injetar até 37,5 MW na rede elétrica polaca, e espera-se a entrada em operação comercial do projeto para o primeiro semestre de 2024.  

Ver comentários
Publicidade
C•Studio