Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Iberdrola foi a que mais lotes arrecadou nos leilões de energia solar

Os preços dos primeiros leilões realizados em Portugal para licenças de energia solar "bateram recorde a nível mundial” num dos lotes, garantiu Matos Fernandes. A espanhola Iberdrola arrecadou 7 dos 24 lotes.

Lusa
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 30 de Julho de 2019 às 14:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

A primeira ronda dos leilões para as licenças de energia solar terminou na segunda-feira. A Iberdrola foi a grande vencedora, tendo arrecadado 7 dos 24 lotes que foram disponibilizados durante os três dias em que decorreram os leilões, avançou aos Negócios João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Transição Energética.

Tendo em conta a potência adjudicada, a francesa Akuo liderou ao ganhar 370 megawatts. No total houve mais 13 empresas vencedoras do concurso que "bateu recordes a nível mundial" ao alcançar o preço mais baixo de sempre num dos lotes: 14,70 euros por megawatt/hora (MWh). "O atual preço no mercado grossista [Mibel] situa-se em 52 euros MWh", detalhou o ministro.

A EDP, a Galp e a Finerge não venceram nenhum dos lotes, como noticiou o Expresso. No entanto, há empresas portuguesas na lista de vencedores, garantiu Matos Fernandes, sem avançar com nomes.

Tendo em conta estes resultados, Matos Fernandes não tem dúvidas de que os leilões foram um "duplo sucesso". Isto porque além do preço-base ter batido um recorde com os lotes a serem arrematados em média a um terço do valor base, "a procura foi nove vezes superior à oferta", atirou.

Só um lote, de pequena dimensão ficou vazio, contou Matos Fernandes, revelando ainda que foram adjudicados 22 lotes os quais já têm ligação à rede. Quanto ao restante lote, como só teve um concorrente vai ser proposto que a empresa em causa aceite ficar com a capacidade em questão pelo preço médio que ronda os 20 euros.

 

 

Ver comentários
Saber mais Iberdrola João Pedro Matos Fernandes ministro do Ambiente leilões solar energia
Outras Notícias