pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Lucro da EPAL recuou 12% para 47 milhões

O resultado líquido da empresa abastecedora de água recuou no ano passado, período em que reduziu a sua dívida em 18 milhões e em que investiu 10 milhões de euros recorrendo a fundos próprios.

Bloomberg
29 de Março de 2016 às 12:28

Os lucros da empresa que abastece de água a região de Lisboa recuaram 12,7% em 2015 face a 2014. Depois de ter registado o lucro mais elevado de sempre em 2014 com 54 milhões, a EPAL registou um resultado líquido de 47,1 milhões no ano passado.

Os números de 2015 foram aprovados em assembleia-geral na segunda-feira e divulgados esta terça-feira, 29 de Março.

A contribuir para os lucros alcançados esteve a "implementação de medidas de redução de gastos". Foi também durante o ano passado que a empresa reduziu o seu endividamento em 18 milhões.

A empresa do grupo Águas de Portugal sublinha que investiu 10 milhões de euros em 2015 recorrendo a fundos próprios, sublinhando que "não recorreu a nenhum novo financiamento nem recebeu fundos comunitários".

A EPAL argumenta que a "eficiência alcançada na gestão da empresa tem permitido oferecer soluções de apoio aos consumidores como o tarifário social para famílias mais carenciadas da cidade de Lisboa". Estes descontos podem ir até aos 94% e também existe o tarifário familiar, destinado a agregados familiares com cinco ou mais pessoas.

Em relação a aumento de tarifas, o preço da água subiu em média 33 cêntimos por mês para a maioria dos clientes domésticos da EPAL no início deste ano.

Ainda recentemente a empresa anunciou uma parceria com a PT para promover soluções comerciais no âmbito das "smart cities" (cidades inteligentes) na gestão da água junto dos municípios portugueses.

Além de abastecer a região de Lisboa, a EPAL também desenvolve soluções tecnológicas para a gestão de água, como o WONE, desenvolvido para diminuir as perdas de água na rede, "área onde é um dos líderes mundiais do sector, colocando Lisboa no topo da lista das cidades mundiais com rede de abastecimento de água mais eficiente", refere.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio