pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Mecanismo ibérico gerou poupança de 21,3 euros por megawatt-hora até setembro

Desde 15 de junho de 2022, quando entrou em funcionamento, até 30 de setembro de 2023, o mecanismo ibérico equivaleu a uma redução de 13,1% no preço horário médio no mercado grossista ibérico MIBEL.

eletricidade, energia
eletricidade, energia Nuno André Ferreira
11 de Outubro de 2023 às 18:34

De acordo com os números mais recentes da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), o mecanismo ibérico que impõe um limite ao preço do gás natural usado para a produção de eletricidade em centrais térmicas gerou uma poupança de 21,3 euros por megawatt-hora (MWh). O mecanismo ibérico estará em vigor até ao final de 2023, depois de ter sido prolongado pela União Europeia. 

O boletim de eletricidade renovável de setembro da APREN mostra que, desde 15 de junho de 2022, quando entrou em funcionamento, até 30 de setembro de 2023, o mecanismo ibérico equivaleu a uma redução de 13,1% no preço horário médio no mercado grossista ibérico MIBEL.

No entanto, sublinha a APREN, "durante os meses de abril a agosto de 2023, o mecanismo ibérico não provocou alterações no preço da eletricidade". Isto deve-se ao facto de os preços do gás natural terem descido abaixo do limite que tinha sido sido estabelecido. 

No total, diz ainda o mesmo boletim, 264,1 dos 353,9 TWh de eletricidade produzidos "foram sujeitos ao mecanismo de ajuste dos consumidores na Península Ibérica".

Quanto aos preços da eletricidade nos mercados grossistas, a APREN mostra que o preço médio horário registado no MIBEL em Portugal entre janeiro e setembro deste ano fixou-se em 92,7 euros por MW, o que representa uma diminuição de 50% face ao mesmo período do ano passado.

Já durante o mês de setembro de 2023, registou-se um preço mínimo horário no MIBEL em Portugal de 4,08 euros/MWh, com o máximo a bater os 170 euros/MWh.

Na Europa, os valores médios aumentaram na sua maioria. Os preços máximos mais elevados foram registados na Alemanha e Dinamarca (524,2 euros/MWh), Áustria (437,4 euros) e Bélgica (330 euros/MWh).

Ver comentários
Publicidade
C•Studio