pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Painhas compra restantes 49% ao casal Edgar e Ana e converte EnergyCon em Less KW

O grupo vianense liderado por uma antiga campeã de surf, que fatura 135 milhões de euros e emprega 1.500 pessoas, é agora dona de 100% da empresa dedicada ao desenvolvimento de projetos EPC fotovoltaicos e serviços energéticos especializados com 100 trabalhadores.

18 de Agosto de 2025 às 17:59

Em 2011, o então casal de namorados, Ana João Martins e Edgar Moreira, decide abandonar os respetivos empregos – ele sai da construtora Sá Taqueiro e ela da Plastrofa – e cria a Energia em Conserva, empresa dedicada ao fornecimento de soluções de eficiência energética para consumo próprio, com a possibilidade de armazenamento em baterias.

Uma década depois, após uma “joint venture” com a Painhas em Torre de Moncorvo, o casal cedeu 51% da Energia em Conserva ao grupo sediado em Viana do Castelo, tendo a empresa sofrido um “renaming” e “rebranding” em fevereiro de 2022, passando a chamar-se EnergyCon, com Edgar Moreira a manter-se como CEO e Ana João Martins como COO.

Entretanto, a Painhas acaba de anunciar que adquiriu os restantes 49% da EnergyCon aos fundadores da empresa.  

“A Painhas S.A., grupo de referência no setor da energia e engenharia em Portugal, concluiu a aquisição de 100% da EnergyCon, empresa dedicada ao desenvolvimento de projetos EPC fotovoltaicos e serviços energéticos especializados”, avança o grupo vianense, esta segunda-feira, 18 de agosto, em comunicado.

“Esta aquisição integra-se na estratégia de crescimento e diversificação do grupo Painhas, que visa consolidar a sua atuação no âmbito da transição energética e da descarbonização”, explica a Painhas, grupo especializado sobretudo em infraestruturas de energia e telecomunicações, que fechou 2024 com uma faturação da ordem dos 135 milhões de euros e emprega cerca de 1.500 pessoas.

Com esta mudança, a EnergyCon passa a operar sob a nova identidade de marca Less kW, “mantendo a sua estrutura técnica, os projetos em curso e o compromisso com a excelência operacional”, enfatiza a Painhas.

“A nova marca surge com o objetivo de reforçar o posicionamento da empresa como parceira na transição energética, centrando-se em soluções de alto desempenho, otimização de consumo e implementação de sistemas solares fotovoltaicos”, realça a nova dona da antiga EnergyCon, que emprega uma centena de pessoas e faturou cerca de 15 milhões de euros no ano passado.

“Com esta operação, a Painhas S.A. dá mais um passo estratégico na consolidação do seu ecossistema de empresas especializadas, reforçando a capacidade de oferecer soluções integradas e sustentáveis para o setor da energia”, remata o grupo liderado por Helena Painhas, uma antiga campeã de surf.  

Ver comentários
Publicidade
C•Studio