pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Powerdot investe 100 milhões em França para ter 10.000 carregadores elétricos no país

Nos próximos três anos a empresa prevê "investir cerca de 260 milhões de euros em carregadores para veículos elétricos" nos mercados onde marca presença: Portugal, Espanha, Polónia, Bélgica e França. Quer chegar aos 20.000 pontos de carregamento.

D.R.
19 de Maio de 2025 às 11:55

A empresa portuguesa Powerdot – que se dedica à operação de carregadores de veículos elétricos nos parques de estacionamento de clientes empresariais - anunciou esta segunda-feira um novo investimento de 100 milhões de euros para reforçar a sua rede de carregamento em França, sendo que mais de metade deste valor será aplicado em parcerias com marcas como Carrefour, Coopérative U e Mousquetaires.

Com este novo investimento, o objetivo da empresa é instalar mais de 4.000 novos pontos de carregamento rápido até 2027, nos chamados "locais de paragem habitual", como sejam supermercados, centros comerciais ou retail parks. Estas novas adições à rede no território francês vão juntar-se aos mais de 6.000 carregadores já em operação em mais de 1.000 estações, "consolidando a posição da Powerdot como líder neste segmento em França", refere a empresa em comunicado.

"Este investimento reforça o nosso compromisso com as metas definidas por França. Apostamos numa rede acessível, fiável e inovadora, com soluções como o autocharge e carregadores com coberturas fotovoltaicas", sublinha Luís Santiago Pinto, CEO da Powerdot. O Governo francês definiu como meta ter 400.000 pontos de carregamento no país até 2030. Depois de um investimento inicial de 140 milhões de euros no país, em 2023, a Powerdot tornou-se o operador com o crescimento mais rápido neste mercado europeu.

A empresa opera também em Portugal, Espanha, Polónia e Bélgica. No ano passado, a empresa fechou uma ronda de investimento de 100 milhões de euros junto dos seus acionistas - Antin Infrastructure Partners e Arié Group -, complementada com um financiamento verde de 165 milhões de euros assegurado por um consórcio internacional de seis bancos (ABN AMRO, BNP Paribas, ING, MUFG, Santander e Société Générale).

No início deste ano, Luís Santiago Pinto, CEO e cofundador da Powerdot, tinha já dito em entrevista ao Negócios que nos próximos três anos a empresa prevê "investir cerca de 260 milhões de euros em carregadores para veículos elétricos" nos mercados onde marca presença. "Somos o maior operador a nível europeu, com cerca de quinze mil pontos de carregamento e, com este investimento, vamos chegar aos vinte mil. A nível europeu estamos a falar de 900 mil pontos de carregamento", garantiu. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio