Preço da gasolina vai descer e gasóleo fica estável
Há margem para uma descida no preço da gasolina, mas a variação será diminuta, tal como tem acontecido nas últimas semanas.
Com a cotação do petróleo a oscilar em redor dos 40 dólares por barril ao longo das últimas semanas, também a cotação dos combustíveis no mercado europeu tem registado variações ténues, o que se reflete em preços estáveis nos postos de abastecimento em Portugal.
A tendência mantém-se para a próxima semana. Os cálculos do Negócios apontam para uma descida apenas ligeira de 0,5 cêntimos no preço da gasolina simples em Portugal a partir de segunda-feira, enquanto o preço do gasóleo deverá mesmo ficar estável.
A gasolina simples está esta semana a ser vendida a um preço médio de 1,391 euros por litro, pelo que deverá baixar para 1,386 por litro. Já o preço do gasóleo simples deverá permanecer em 1,203 euros por litro.
No acumulado do ano, o preço do gasóleo regista uma queda de 14%, enquanto que na gasolina se observa uma redução de 7%.
Os cálculos têm por base a evolução destes dois derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Mas o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra. Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Negócios face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Os cálculos do Negócios têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados disponíveis para o Negócios só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).
Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Negócios face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Mais lidas