Produção de eletricidade da EDP aumenta 14% nos primeiros nove meses do ano
O aumento da produção foi suportado por um aumento de 14% na produção eólica e solar, com as energias renováveis a representarem aproximadamente 90% da produção total, disse a elétrica em comunicado.
A produção total de eletricidade da EDP aumentou 14% nos primeiros nove meses de 2025, disse a empresa esta sexta-feira em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O aumento da produção para 48 TWh "foi suportado por um aumento de 14% em termos homólogos na produção eólica e solar, com as energias renováveis a representarem aproximadamente 90% da produção total", lê-se no comunicado.
A produção eólica e solar aumentou 14% para 31 TWh, “suportada pelo forte crescimento da capacidade instalada solar nos últimos 12 meses, principalmente na América do Norte”.
Contudo, a produção eólica diminuiu 1% face ao período homólogo de 2024, dimuinuição justificada “principalmente por recursos eólicos abaixo da média na Europa, parcialmente compensados pela melhoria das condições eólicas na América do Sul”.
Já a produção hídrica caiu 11%, embora na Península Ibérica tenha atingido 9,0 TWh nos primeiros nove meses do ano, ficando 1,9 TWh acima do esperado, num período marcado pelos “fortes recursos hídricos”.
A produção térmica aumentou 3,7 TWh face ao período homólogo, impulsionada por ciclos combinados de gás, “fruto do crescimento da procura por serviços complementares na sequência da interrupção de fornecimento de energia elétrica na Península Ibérica ocorrida a 28 de abril".
Após o “apagão”, a EDP refere que “fontes de energia flexíveis como o gás foram priorizadas para reforçar a resiliência do sistema elétrico e garantir a segurança do abastecimento de energia”.
A EDP assinala ainda que os preços médios de eletricidade na Península Ibérica aumentaram 24%face ao período homólogo de 2024, de 52euros/MWh para 65 euros.
Em termos de capacidade, nos últimos 12 meses a EDP adicionou 3,4GW de capacidade total, com mais 2,3 GW em construção, “suportando a expectativa de adições de cerca de 2 GW em 2025”.
A empresa esclarece que a evolução da capacidade instalada foi impactada por uma transação de rotação de ativos de 83 MW de portfólio solar em Espanha e um portefólio eólico de 121 MW em França e Bélgica.
A elétrica refere também que o número de clientes de eletricidade da EDP no mercado liberalizado em Portugal atingiu os 3.429 mil em setembro de 2025, “refletindo uma tendência de estabilização face a junho, resultado da competitividade das ofertas comerciais da EDP, a crescente adesão a serviços diferenciados e a manutenção de elevados níveis de qualidade no serviço ao cliente”.
Mais lidas