Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae Capital compra centrais de cogeração em Espanha por 75 milhões

A Sonae Capital reforçou o seu portefólio na área de energia.

D.R.
Negócios 22 de Outubro de 2020 às 21:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...
A Sonae Capital adquiriu à Ignis Capital seis centrais de cogeração localizadas em Espanha, nas regiões da Catalunha, Aragon e Castilla y Leon.

A operação tem um valor de 75 milhões de euros, "dos quais 62 milhões de euros pagos à data de hoje e o remanescente sujeito ao cumprimento de um conjunto de condições, sendo pago, no máximo, até ao final de 2025", diz a Sonae Capital em comunicado, explicando que "a aquisição foi financiada com um mix adequado de capitais próprios e capitais alheios".

A empresa liderada por Miguel Gil Mata detalha que as centrais de cogeração "actuam no tratamento de resíduos provenientes de suiniculturas" e laboram em exclusivo com gás natural.

"Em complemento às receitas provenientes da energia eléctrica produzida, estas centrais têm ainda proveitos associados à desidratação
dos resíduos e à sua incorporação em fertilizantes", assinala a Sonae Capital.

As seis centrais têm uma capacidade global instalada de 88 MW, o que corresponde a quase um quarto (24%) "da capacidade de cogeração instalada em Espanha no sector do tratamento de resíduos provenientes de suiniculturas".

O comunicado refere ainda que a aquisição "enquadra-se na estratégia de crescimento da Capwatt como promotor de soluções integradas de energia, permitindo à empresa mais do que duplicar a actual potência instalada (que passará de 77 MW, para 165
MW), ao mesmo tempo que permitirá à CapWatt reforçar a sua presença no mercado espanhol".

(notícia em atualização)
Ver comentários
Outras Notícias