Preço das casas no Reino Unido cai ao ritmo mais rápido em quatro anos

Preço médio pedido pelos proprietários recuou 2,1% em dezembro, segundo a Rigtmove, empresa que administra o maior portal imobiliário do país.
Reuters
Sílvia Abreu 12 de Dezembro de 2022 às 11:50

O preço de venda pedido pelos proprietários de casas baixou ao ritmo mais rápido em quatro anos, avançam os meios de comunicação britânicos, que citam dados da Rightmove.

PUB

De acordo com a empresa que administra o maior portal imobiliário do país, o preço médio pedido era de 359.137 libras no início de dezembro, o que representa uma queda de 2,1% face ao mês anterior. Isto, apesar de o número de visualizações do site ter aumentado 11% face ao mesmo período do ano anterior, o que significa que o interesse se mantém.

Este desacelerar ocorre numa altura em que a inflação no país se encontra perto de valores máximos de 41 anos. Em outubro, o aumento dos preços atingiu os 11,1%.

Tim Bannister, da Rightmove, diz que a contribuir para este desacelerar está o facto de muitos compradores acreditarem ser possível "conseguir um melhor crédito à habitação com taxa fixa e uma maior estabilidade se esperararem até ao próximo ano". 

PUB

"Os dados que temos indicam que há muitos interessados que vêem 2023 como a melhor altura para entrar no mercado", disse o responsável, à Bloomberg.

O Banco de Inglaterra tem subido as taxas de juro sucessivamente ao longo dos últimos meses, tendo a última sido no passado dia 3 de novembro em 75 pontos base, a maior subida em 33 anos. O mercado espera que da reunião desta semana, na quinta-feira, saia um subida menos expressiva, em 50 pontos base.

Saber mais sobre...
Saber mais Rightmove economia imobiliário conjuntura
Pub
Pub
Pub