pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Ainda ninguém pagou 91 milhões pelo rancho Neverland. Mas porquê?

O rancho Neverland, que pertenceu a Michael Jackson, tem tudo: cinema, campo de basquetebol, "court" de ténis, um comboio, um mini-zoo e até um quartel de bombeiros. Só lhe falta uma coisa: um comprador.

02 de Abril de 2016 às 14:30

Neverland, o antigo rancho californiano de Michael Jackson, agora com o nome de "Sycamore Valley Ranch", foi posto à venda há quase um ano, em Maio de 2015, pelo preço de 100 milhões de dólares (91 milhões de euros) e ainda não há comprador, contava na terça-feira, 29 de Março, a Bloomberg. A culpa parece ser da localização, do abrandamento do mercado imobiliário de luxo e do preço.

A propriedade tem cerca de 1.300 hectares, conta com um comboio que dá a volta ao rancho, uma sala de cinema com 50 lugares, um campo de basquetebol, um "court" de ténis, uma piscina, dois lagos com cascata e até um pequeno zoo, onde o rei da pop guardava os animais exóticos que possuía. A casa principal tem 1.114 metros quadrados e 18 quartos. A propriedade tem ainda três casas para hóspedes.

O relógio floral com a inscrição "Neverland" ainda está no pátio, assim como o armazém que, em tempos, acolheu o quartel do regimento de bombeiros que servia a propriedade.

 

Em dez meses, o preço exigido pela propriedade não se alterou: 100 milhões de dólares. A empresa de investimento Colony Capital comprou o Sycamore Valley Ranch a Michael Jackson em 2008 por 23 milhões de dólares (21 milhões de euros), tendo-a colocado à venda em Maio do ano passado depois de ter feito vários melhoramentos. Em 1987, o cantor tinha desembolsado 19,5 milhões de dólares (17,8 milhões de euros).

Mas a culpa da pouca movimentação do mercado imobiliário, especificamente no segmento de luxo, não é da intransigência dos vendedores nem da pouca procura. A Bloomberg explica que as propriedades de luxo estão a vender-se muito lentamente. A chave para conseguir vender uma propriedade de 100 milhões é mesmo a "paciência".

"O mercado super-luxuoso e de elevada qualidade não está na mesma situação que estava há três, quatro ou cinco anos", disse à Bloomberg o especialista imobiliário Brendon DeSimone. "Esse mercado abrandou muito e agora há poucos multimilionários que possam comprar estas casas", acrescentou.

A queda dos preços do petróleo, a oscilação dos mercados e a volatilidade do mercado cambial levou a esta quebra do mercado das casas de luxo. Contudo, a Bloomberg explica que o Sycamore Valley Ranch tem outros três problemas: "localização, localização e localização". A propriedade situa-se em Los Olivos, que fica a mais de 200 quilómetros de Los Angeles, muito longe do centro, onde estão as casas mais caras. "A maioria das propriedades a este preço situa-se em frente ao mar ou tem vista para o oceano ou então situa-se dentro das cidades, concentrando-se em Los Angeles, Nova Iorque, São Francisco e Miami", referiu Brendon DeSimone.

De acordo com a Zillow, um portal online de imobiliário, o antigo rancho de Michael Jackson está à venda por 200 vezes mais que o preço médio de uma casa no condado de Santa Bárbara, a que pertence Los Olivos, cujo preço médio é de 548.500 dólares (484.200 euros).

Tal como o cantor, também a sua propriedade é incomparável, diz a Bloomberg. Wayne S. Natale, um agente imobiliário da zona, diz que, em média, só se vendem duas casas acima dos quatro milhões de dólares por ano. Neverland não se compara a nada. "Nunca se vendeu nada por 100 milhões de dólares em Santa Ynez Valley [região onde se situa Los Olivos]", referiu o agente imobiliário.

Mas isso não significa que o Sycamore Valley Rach não seja vendido por esse preço, significa apenas que pode demorar muito tempo. Enquanto a maioria das casas em Santa Bárbara esteve no mercado em média durante 75 dias em 2015, de acordo com o site de imobiliário Zillow, é perfeitamente normal que as propriedades altamente luxuosas fiquem muito mais tempo no mercado.

A Bloomberg diz que são raras as propriedades à venda por mais de 100 milhões de dólares no portal Zillow. Uma delas é a conhecida mansão Playboy, que custa 200 milhões de dólares e o comprador ainda terá oportunidade de partilhar a casa com Hugh Hefner.

A propriedade mais cara vendida publicamente no portal Zillow em 2015 custou "apenas" 46,3 milhões de dólares e era a antiga casa do também cantor norte-americano Kenny Rogers, o que demonstra a dificuldade de vender este tipo de propriedades.

A localização da antiga casa de Michael Jackson não ajuda. A Bloomberg diz que Los Olivos não é o melhor sítio para investir numa propriedade de luxo como esta, a vila é demasiado pacata. "As pessoas que vêm cá estão à procura de um sítio na comunidade rural onde possam estar calmos e relaxados", referiu o agente imobiliário Wayne S. Natale. "Quando Michael Jackson aqui estava, não passeava muito pela comunidade, tinha o seu espaço e o seu reino", acrescentou.

Ainda que o rei da pop não tenha sido uma presença assídua na comunidade de Los Olivos, a propriedade pode mesmo chegar aos 100 milhões devido ao valor que o legado de Michael Jackson lhe dá. "É preciso que alguém se apaixone pelo sítio. Depois, os 100 milhões não farão diferença".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio