pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Preços das casas em Portugal com a maior subida em 26 anos

O preço das casas em território nacional subiu 14,2% no primeiro trimestre de 2018. É preciso recuar 26 anos para encontrar um registo de evolução dos preços superior ao verificado até Março deste ano.

casas predios imobiliario rendas antigas
casas predios imobiliario rendas antigas
11 de Junho de 2018 às 17:41

O preço das casas em Portugal aumentou 14,2% no primeiro trimestre de 2018 face ao mesmo período do ano passado, segundo os dados do Índice de Preços Residenciais (IPR) da Confidencial Imobiliário, citados em comunicado. 

Esta variação é a maior desde 1992. É preciso recuar ao primeiro trimestre de 1992, ou seja, há 26 anos, para encontrar um registo de evolução dos preços superior ao agora verificado. Na altura a valorização foi de 16,1%.

Este indicador foi apurado através da informação sobre os "preços efectivos de transacções captados no âmbito do SIR-Sistema de Informação Residencial", segundo avança o comunicado da Confidencial Imobiliário.

Este aumento no preço das casas em Portugal leva a que, pela primeira vez desde a crise financeira, os valores das casas tenham superado o pico máximo atingido no mercado no terceiro trimestre de 2007, estando agora 2,1% acima.

"No final do ano passado, apesar da recuperação que se vem sentindo desde a segunda metade de 2013 e que intensificou o ritmo a partir de meados de 2015, os preços das casas mantinham-se 0,9% abaixo desse pico de há mais de dez anos", adiantou a comunicação. 

Esta subida registada acelera "o ritmo de valorização homóloga das casas", que nos dois trimestres anteriores tinha sido de respectivamente de 10,0% e de 12,8%. Esta variação confirmou "a tendência de intensificação que se vem fazendo sentir desde o terceiro trimestre de 2015 e que foi apenas interrompida (e de forma muito ligeira) no final de 2016", de acordo com o comunicado.

Este resultado foi também influenciado pelo "crescimento trimestral dos preços há 11 trimestres consecutivos", segundo afirma o comunicado. Já em Março, a taxa de variação trimestral atingiu os 3,1%, mantendo este indicador acima do patamar dos 3,0%, um patamar observado desde meados do ano passado.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio