Actividade industrial da China em máximos de quatro anos

O crescimento da actividade das fábricas chinesas atingiu, em Dezembro, o nível mais elevado desde Janeiro de 2013, enquanto os serviços praticamente estabilizaram em máximos de dois anos.
China bandeira
Reuters
Rita Faria 03 de Janeiro de 2017 às 07:46

A actividade industrial da China cresceu, em Dezembro, ao ritmo mais acelerado dos últimos quatro anos.

PUB

Segundo os dados divulgados esta terça-feira, 3 de Dezembro, o PMI avançou para 51,9 pontos, no mês passado, o valor mais elevado desde Janeiro de 2013 e acima dos 50,9 pontos antecipados pelos economistas.

Os números confirmam os dados oficiais divulgados no domingo, que apontavam para a estabilização da actividade industrial em níveis próximos de um máximo de quatro anos e um abrandamento muito ligeiro da actividade dos serviços que, em Novembro, atingiu o nível mais alto em dois anos.

PUB

"A actividade industrial continuou a melhorar em Dezembro, com a maioria dos sub-índices a parecerem optimistas", afirmou o analista da Caixin Zhong Zhengsheng em comunicado.

 

No entanto, a estabilização da segunda maior economia do mundo enfrenta alguns riscos, entre os quais o aumento da saída de capitais depois de o yuan ter registado a maior queda anual em duas décadas, a subida das taxa de juro por parte da Reserva Federal norte-americana, e a chegada à Casa Branca de Donald Trump, que prometeu impor tarifas sobre as exportações chinesas.

PUB

 

Segundo antecipou o principal instituto de pesquisa do país no mês passado, o crescimento da economia chinesa vai abrandar para 6,5% em 2017 e a moeda vai continuar a perder terreno face ao dólar norte-americano. 

Saber mais sobre...
Saber mais indústria China actividade industrial PMI
Pub
Pub
Pub