Bosch escolhe Braga para criar bicicletas elétricas futuristas

O grupo alemão decidiu instalar uma nova área de negócio no seu complexo industrial bracarense, que está a recrutar talentos especializados em software, inteligência artificial e engenharia para a nova equipa de I&D que vai desenvolver tecnologias avançadas para “ebikes”.
1/14
Foto: D.R. Bosch escolhe Braga para criar bicicletas elétricas futuristas Foto: D.R. Bosch escolhe Braga para criar bicicletas elétricas futuristas Foto: D.R. Bosch aposta em Braga para criar bicicletas elétricas com equipa de I&D especializada Foto: D.R. Bosch expande produção para bicicletas elétricas em Braga, com foco em tecnologia e inovação Foto: D.R. Bosch aposta em Braga para criar tecnologias avançadas para bicicletas elétricas Foto: D.R. Bosch aposta em Braga para desenvolvimento de tecnologia para bicicletas elétricas Foto: D.R. Bosch aposta em Braga para criar bicicletas elétricas inovadoras, com foco em software e inteligência artificial Foto: D.R. Bosch aposta em Braga para inovação em bicicletas elétricas com equipa de I&D Foto: D.R. Bosch escolhe Braga para criar bicicletas elétricas futuristas Foto: D.R. Bicicleta elétrica futurista da Bosch desenvolvida em Braga Foto: D.R. Bosch escolhe Braga para criar tecnologias avançadas para bicicletas elétricas futuristas Foto: D.R. Bosch investe em bicicletas elétricas em Braga, focando em tecnologia e inovação Foto: D.R. Bosch aposta em Braga para o desenvolvimento de bicicletas elétricas com I&D especializado Foto: D.R. Bosch escolhe Braga para criar tecnologias avançadas para bicicletas elétricas
Rui Neves 19 de Fevereiro de 2026 às 09:53

Após um ano difícil, com a dispensa de centenas de trabalhadores e até um “lay-off”, que mandou 2.500 pessoas para casa, a Bosch Portugal entra em 2026 com uma boa notícia: o grupo alemão decidiu instalar uma nova área de negócio no seu complexo de Braga, focada no desenvolvimento de soluções inovadoras para avançados “eBikes Systems”.

Esta nova equipa de I&D da Bosch na “cidade dos arcebispos” vai concentrar-se no desenvolvimento de tecnologias de segurança avançadas, conectividade e serviços digitais.

PUB

“Através desta nova área de negócio localizada em Braga, a Bosch vai desenvolver e integrar a partir de Portugal várias tecnologias avançadas para eBikes, incluindo algoritmos antirroubo baseados em inteligência artificial e ‘machine learning’, ‘embedded software’, sistemas de validação, serviços em ‘cloud’, e infraestrutura de testes especializada (‘device farm)”, descreve a multinacional germânica, em comunicado.

Estas soluções têm como objetivo “tornar a experiência de ‘ebiking’ mais segura, conectada e confortável, mantendo ao mesmo tempo elevados padrões de qualidade e fiabilidade”, enfatiza a Bosch.

PUB

A equipa de I&D bracarense “irá trabalhar em estreita colaboração” com outras equipas noutras localizações da Bosch, nomeadamente na Alemanha, na Suécia e também em Ovar, onde já existe uma equipa responsável pelo desenvolvimento de ‘connect devices’ para as ‘ebikes’, nomeadamente, ‘displays’ e ‘remote controls’, soluções responsáveis por fazer a gestão e o controlo do equipamento.

“Desta forma, a Bosch promove uma abordagem integrada e colaborativa, que combina competências em software embebido, inteligência artificial, DevOps, teste de sistemas e desenvolvimento de algoritmos, garantindo a responsabilidade de ponta a ponta e acelerando o desenvolvimento de soluções completas”, explica o grupo alemão.

Nova equipa com mais de 50 profissionais até ao próximo ano

PUB

No caso da nova equipa em Braga, que conta já com cerca de 20 pessoas, a Bosch pretende que cresça para cerca de 40 profissionais até ao final deste ano, “e que até 2027 possa ultrapassar as 50 pessoas”.

Para alcançar esses números, a Bosch garante que está já a recrutar novos talentos, perfis altamente especializados, nomeadamente engenheiros de “embedded software”, programadores C++, “data scientists”, engenheiros DevOps, especialistas em teste de sistemas com conhecimento de Python, entre outros.

“A Bosch está muito focada no desenvolvimento de uma mobilidade mais sustentável, e a ‘ebike’ é um dos produtos com maior sucesso nesse âmbito. Com a criação desta nova equipa vamos contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inteligentes de conectividade, que vão traduzir-se em funcionalidades avançadas que tornam a experiência da ‘ebike’ mais individual, segura e sustentável”, promete Vaithee Soundarrajan, responsável pela área de “embedded software” da multinacional alemã, que emprega no nosso país mais de seis mil pessoas.

PUB

(Notícia atualizada às 10:12)

Pub
Pub
Pub