Empresas portuguesas no Dubai auscultam 200 novos hospitais
Começou esta segunda-feira, 25 de Janeiro, no Dubai, Emirados Árabes Unidos, a Arab Health, segunda maior feira de negócios do mundo dedicada à fileira médico-hospitalar (a maior é a Medica, de Düsseldorf), que conta, pelo sexto ano consecutivo, com a presença de empresas portuguesas do sector da saúde, numa participação colectiva organizada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP).
PUB
A delegação lusa é constituída por nove empresas, de diferentes subsectores, desde máquinas e equipamentos para uso hospitalar a instrumentos médico-cirúrgicos, passando pelo calçado usável pelos profissionais de saúde até a soluções de desinfecção e esterilização: a Albino Dias de Andrade, a A.J. Costa, a JMS, a OASIPOR, a Orthos XXI, a Sterifast, Sysadvance, a Ultra Controlo Internacional e a Walkmore (calçado Wock).
Com mais de quatro mil expositores de cerca de 160 países, tendo sido visitada por quase 100 mil profissionais na última edição, a Arab Health é incontornável para quem quer fazer negócios no sector da saúde no Médio Oriente, área que está avaliada em cerca de 80 mil milhões de dólares (74 mil milhões de euros).
PUB
E "estimativas oficiais apontam para um crescimento médio, na próxima década, de 12% ao ano nos seis países do Conselho de Cooperação do Golfo (Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein, Qatar, Kuwait e Omã)", realça a AEP, em comunicado.
Mais: "Está em conclusão um plano de construção de 200 novos hospitais nestes seis países, o que faz com que, no fim da presente década, o sector de saúde deva estar a movimentar anualmente cerca de 150 mil milhões de dólares (139 mil milhões de euros)".
PUB
40 acções de promoção em 27 mercados
PUB
A presença portuguesa na Arab Health é uma das cerca de quatro dezenas de acções de promoção externa que a AEP tem previsto realizar este ano, em 27 mercados, no âmbito do programa associativo de internacionalização "Business on the way".
O objectivo é "continuar a trabalhar para diversificar a base exportadora" do país. Para tanto, "nunca deixamos de estudar os mercados e de monitorizar tanto negócios como oportunidades" por todo o mundo, "apoiando as empresas portuguesas que optaram pela internacionalização para crescer", explica Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP (na foto).
PUB
Nesse sentido, a AEP vai promover, pela primeira vez, missões empresariais à Costa do Marfim (18 a 22 de Abril) e ao Azerbaijão (15 a 21 de Maio). O Irão (missão multissectorial entre 19 e 24 de Fevereiro e feira de construção de 24 a 27 de Abril), a Indonésia e Timor-Leste (20 a 27 de Fevereiro), Cuba (28 de Fevereiro a 4 de Março) e Bielorrússia e região de Kaliningrado, no noroeste da Rússia (em Setembro), são outros dos destinos que fazem parte do roteiro internacional da associação para este ano.
Ainda em 2016, a AEP vai realizar acções de promoção de empresas, marcas e produtos portugueses em países como a China, Estados Unidos, Rússia, Brasil, Taiwan, Japão, Singapura, Arábia Saudita, Colômbia e Moçambique.
Em termos sectoriais, as fileiras da construção, da alimentação e bebidas, da casa e decoração e da saúde, à semelhança dos últimos anos, constituem as principais apostas.
PUB
De destacar também a participação nacional, sob a liderança da AEP, em duas feiras vocacionadas para as indústrias de defesa e segurança, em Espanha (10 a 13 de Maio) e na Colômbia (31 de Outubro a 2 de Novembro).
Mais lidas
O Negócios recomenda