Italiana Nexture compra Frulact em negócio de 600 milhões
A italiana Nexture venceu a corrida à compra da Frulact, derrotando a José de Mello e a escandinava IK Partners, avança esta segunda-feira o jornal espanhol Expansión. A proposta da Nexture, detida pela gestora de capital de risco Investindustrial, avalia a empresa portuguesa em 600 milhões de euros.
O jornal espanhol, que cita várias fontes do mercado, refere que a proposta apresentada a 28 de outubro convenceu a gestora de capital de risco francesa Ardian, que tinha adquirido a fabricante de preparados à base de fruta para a indústria alimentar em 2000.
PUB
Fundada em 1987, a Frulact, com sede na Maia, tem presença em 12 países, dispondo de unidades também em França, Alemanha, Suíça, Marrocos, África do Sul, Canadá e Estados Unidos, vendendo para mais de 50 mercados.
O Expansión refere que a faturação da empresa fundada pela família Miranda mais do que duplicou desde a aquisição pela Ardian, alcançando os 270 milhões de euros anuais, enquanto os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) ronda os 45 milhões de euros.
A Investindustrial pretende integrar a operação da empresa maiata na Nexture, "holding" de empresas de ingredientes criada a partir da junção da Italcanditi e CSM Ingredients, que passará, com a Frulact, a estar avaliada em cerca de dois mil milhões de euros.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Fundos de investimento Impostos Empresas Indústria da alimentação Frulact Investindustrial Miranda Canadá França MarrocosMais lidas
O Negócios recomenda