Portuguesa Gopaca constrói unidade em Nampula
A Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai voltar a Moçambique no próximo domingo, 7 de Fevereiro, em mais uma acção diplomática para estreitar as relações económicas entre os dois países. Segundo um comunicado da AEP, esta é "oitava acção de promoção externa que leva a cabo naquele país africano de língua oficial portuguesa nos últimos sete anos".
PUB
Entre as sete pequenas e médias empresas (PME) presentes na missão está a Gopaca, que já tem presença em Moçambique. A empresa está a construir uma unidade em Nampula, segundo adiantou ao Negócios fonte da AEP, e irá na visita para prosseguir contactos comerciais e promover a sua oferta.
A Gopaca, de Santa Maria da Feira, tinha, em 2014, uma facturação de perto de 25 milhões de euros.
PUB
As restantes PME em causa actuam nas áreas dos materiais de construção, máquinas e equipamentos para a indústria, tecnologias de informação e comunicação.
A visita não vai ficar apenas pela capital, Maputo, com mais de 2 milhões de habitantes. No roteiro da viagem está também Pemba, "na província de Cabo Delgado, no Norte, onde está em curso um dos maiores investimentos do país: a construção de uma base logística de apoio à exploração do gás natural e do petróleo, actualmente a principal riqueza do país", segundo o mesmo comunicado.
PUB
Moçambique está a investir em vários sectores, passando pelas infra-estruturas, engenharia, construção, ambiente, energia, tecnologias, máquinas e equipamentos para a agricultura pescas, turismo e indústria. Segmentos que poderão ser oportunidades para as empresas portuguesas.
O mesmo comunicado da AEP recorda que "as exportações portuguesas para Moçambique cresceram cerca de 23% numa década (2004/2014), ultrapassando os 477 milhões de euros no final de 2014. O coeficiente de cobertura de (exportações por importações) atingia então os 562%, tornando Moçambique no segundo parceiro comercial do nosso país na África Lusófona, atrás de Angola".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Associação Empresarial de Portugal AEP Moçambique Gopaca Maputo indústria diplomacia económicaMais lidas
O Negócios recomenda