Quatro irmãos chegam ao topo de produtora nortenha de brindes com 100 trabalhadores
Nos finais dos anos 80 do século passado, Nuno Oliveira tinha entrado na casa dos 20 anos, estava a tirar a licenciatura em marketing, quando soube que ia ser pai.
PUB
"Tinha uma mulher e um filho e havia que começar a viver de alguma coisa. E surgiu a ideia dos brindes", contou ao Negócios, em dezembro de 2009.
PUB
"Comprei umas canetas e uns isqueiros e ia vender às empresas avulso. Comprava aos armazenistas, mandava imprimir fora e, depois, entregava", recordou.
PUB
Era o início da Nobrinde, que começou a operar em 1989, na casa de Nuno e Marisa da Fonte, tendo fechado o primeiro ano de atividade com uma faturação de 100 mil euros.
Maio de 2025: 36 anos depois, os quatro filhos dos fundadores – Patrícia, Mariana, Nuno e Lucas Oliveira – assumem agora cargos executivos na Nobrinde, em áreas-chave como design, comunicação, marketing e operações.
PUB
"Com um volume de negócios estimado de 6,7 milhões de euros em 2024, a Nobrinde, empresa portuguesa especializada em brindes personalizados, entra numa nova fase ao integrar a segunda geração da família fundadora na sua direção", revela a empresa, em comunicado.
PUB
Patrícia Oliveira, diretora de design e produção, lidera o desenvolvimento de produto e a personalização, sendo responsável pelo crescimento da linha própria da Nobrinde, enquanto Mariana Oliveira, diretora externa, reforça a área de conteúdos digitais da empresa.
Nuno Oliveira, diretor de marketing, "aporta mais de uma década de experiência em ‘branding’ e estratégia, com foco na inovação e sustentabilidade", ao passo que Lucas Oliveira, diretor de compras e infraestruturas, é o responsável pela modernização do parque tecnológico e eficiência operacional da Nobrinde.
PUB
A reorganização da estrutura "visa acelerar a expansão internacional nos mercados de Espanha e França, bem como impulsionar a transformação digital, com o lançamento de uma plataforma B2B e B2C integrada com inteligência artificial, CRM e personalização automatizada", explica a Nobrinde, que prepara ainda a modernização do seu parque tecnológico.
PUB
"Esta mudança representa uma transição geracional que reforça o posicionamento da empresa como líder no setor dos brindes promocionais, mantendo os valores familiares com uma visão global e inovadora", enfatiza a Nobrinde, que está sediada em Lavra, Matosinhos, e emprega cerca de 100 pessoas.
"Este é, sem dúvida, um momento de renovação, modernização e passagem de testemunho. A transição representa a continuidade natural de um projeto familiar e acreditamos que este é um passo natural no crescimento de ambos. Temos a certeza que a combinação da experiência com a energia da nova geração vai-nos permitir crescer de forma sustentável", afirma Nuno Oliveira, fundador da Nobrinde.
PUB
"O nosso principal objetivo é consolidar a liderança no setor através da inovação e especialização e temos a certeza que a Patrícia, a Mariana, o Nuno e Lucas serão fulcrais nesta nova fase da empresa", remata Marisa da Fonte.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda