pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Casa de falida fabricante de máquinas de café vendida em leilão online por 2,9 milhões

O lance final pelo armazém industrial em Matosinhos da Kruder, que era a responsável pela produção de máquinas expresso para a Briel – marca recuperada pela bracarense Bramp -, ultrapassou em 270 mil euros o valor mínimo por que tinha ido à praça.

15 de Maio de 2025 às 18:58

Fundada em 1978 como fabricante de brinquedos e eletrodomésticos, incluindo batedeiras e aspiradores, a Briel começou em 1982 a produzir aquela que foi apresentada como a primeira máquina de café expresso em Portugal para uso doméstico.

Após incêndios, insolvências e vários projetos de recuperação, seguidos de novas insolvências, a Briel acabaria por vir a encontrar a salvação em Braga, através da Bramp – Metais & Polímeros de Braga, que em maio de 2023 decidiu assumir a recuperação da histórica marca, prevendo produzir e vender 25 mil máquinas este ano e chegar às 100 mil em 2030.

Entretanto, a massa falida da Kruder, empresa fundada em 2012 e que fabricava as máquinas de café para a Briel, decidiu colocar o armazém industrial da insolvente em leilão eletrónico por um valor base de três milhões de euros, com o mínimo de venda a ser fixado em 2,6 milhões.   

Situado na zona industrial de Perafita, concelho de Matosinhos, o imóvel é composto por armazém principal com área de implantação de 2.140 metros quadrados e armazém posterior/ oficina com 600, quatro cais de descarga equipados com portão seccionado automático (quatro metros de altura) e pé direito correspondente a oito metros (laterais) e a 12 metros (centro).

Além disso, possui escritórios no rés-do-chão e 1.º andar, com 300 metros quadrados cada, zona de refeitório, WCs e balneário.

Ao todo, o edifício conta com uma área total construída de 3.640 metros quadrados.

O leilão online, que decorreu na plataforma da leiloeira Leilosoc, foi bastante disputado, levando o despique 42 minutos para lá da hora de encerramento do evento, que estava marcado para as 18 horas desta quinta-feira, 15 de maio.

O último lance fixou a venda do imóvel em 2,87 milhões de euros.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio