Sonae Capital compra Adira por pelo menos 9 milhões

A empresa liderada por Cláudia Azevedo assinou um acordo para comprar a empresa de moldagem de metal com origem no Porto. Ao valor de compra das acções acresce uma componente variável em função da performance da empresa.
Miguel Baltazar
Paulo Zacarias Gomes 09 de Junho de 2017 às 17:49

A Sonae Capital anunciou esta sexta-feira, 9 de Junho, a compra de 100% da empresa de moldagem de metal Adira e da sua participada Guimadira, um negócio avaliado em pelo menos 9 milhões de euros.

PUB

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa liderada por Cláudia Azevedo (na foto) refere que além do valor na compra das acções (os 9 milhões) o negócio inclui uma componente variável e diferida (não especificada) em função da performance da empresa nos próximos quatro anos. 

A compra - cujo contrato-promessa foi celebrado hoje - é feita através de uma subsidiária da Sonae Capital e está sujeita a decisão da Autoridade da Concorrência.

PUB

"Com esta aquisição, e com o desenvolvimento de cada uma das áreas de negócio já existentes, o Grupo Sonae Capital prossegue a trajectória de concretização do seu propósito estratégico e posiciona-se como um veículo privilegiado de criação de valor, com base no desenvolvimento e alavancagem das vantagens competitivas portuguesas," lê-se no comunicado.

A Adira, com mais de 60 anos de existência - foi fundada no Porto em 1956, sendo o nome derivado do do fundador, António Dias Ramos -, desenvolve, produz e vende máquinas-ferramentas, encaminhadas na maioria para exportação. No final do ano passado, de acordo com a Sonae Capital, tinha uma dívida líquida de 6,7 milhões de euros.

Actualmente, de acordo com o site da empresa, a companhia é liderada por António Cardoso Pinto, que se tornou accionista em 2008.

PUB

As acções da Sonae Capital fecharam a sessão a cair 0,81% para 0,861 euros.

Saber mais sobre...
Saber mais Sonae Capital Cláudia Azevedo Adira
Pub
Pub
Pub