Quatro irmãos chegam ao topo de produtora nortenha de brindes com 100 trabalhadores
Patrícia, Mariana, Nuno e Lucas assumem agora cargos executivos na Nobrinde, fundada em 1989 pelos pais, Nuno Oliveira e Marisa da Fonte, que fechou 2024 com uma faturação de 6,7 milhões de euros. Missão: Acelerar a expansão internacional da empresa e a sua transformação digital.
Nos finais dos anos 80 do século passado, Nuno Oliveira tinha entrado na casa dos 20 anos, estava a tirar a licenciatura em marketing, quando soube que ia ser pai.
"Tinha uma mulher e um filho e havia que começar a viver de alguma coisa. E surgiu a ideia dos brindes", contou ao Negócios, em dezembro de 2009.
"Comprei umas canetas e uns isqueiros e ia vender às empresas avulso. Comprava aos armazenistas, mandava imprimir fora e, depois, entregava", recordou.
Era o início da Nobrinde, que começou a operar em 1989, na casa de Nuno e Marisa da Fonte, tendo fechado o primeiro ano de atividade com uma faturação de 100 mil euros.
Maio de 2025: 36 anos depois, os quatro filhos dos fundadores – Patrícia, Mariana, Nuno e Lucas Oliveira – assumem agora cargos executivos na Nobrinde, em áreas-chave como design, comunicação, marketing e operações.
"Com um volume de negócios estimado de 6,7 milhões de euros em 2024, a Nobrinde, empresa portuguesa especializada em brindes personalizados, entra numa nova fase ao integrar a segunda geração da família fundadora na sua direção", revela a empresa, em comunicado.
Patrícia Oliveira, diretora de design e produção, lidera o desenvolvimento de produto e a personalização, sendo responsável pelo crescimento da linha própria da Nobrinde, enquanto Mariana Oliveira, diretora externa, reforça a área de conteúdos digitais da empresa.
Nuno Oliveira, diretor de marketing, "aporta mais de uma década de experiência em ‘branding’ e estratégia, com foco na inovação e sustentabilidade", ao passo que Lucas Oliveira, diretor de compras e infraestruturas, é o responsável pela modernização do parque tecnológico e eficiência operacional da Nobrinde.
A reorganização da estrutura "visa acelerar a expansão internacional nos mercados de Espanha e França, bem como impulsionar a transformação digital, com o lançamento de uma plataforma B2B e B2C integrada com inteligência artificial, CRM e personalização automatizada", explica a Nobrinde, que prepara ainda a modernização do seu parque tecnológico.
"Esta mudança representa uma transição geracional que reforça o posicionamento da empresa como líder no setor dos brindes promocionais, mantendo os valores familiares com uma visão global e inovadora", enfatiza a Nobrinde, que está sediada em Lavra, Matosinhos, e emprega cerca de 100 pessoas.
"Este é, sem dúvida, um momento de renovação, modernização e passagem de testemunho. A transição representa a continuidade natural de um projeto familiar e acreditamos que este é um passo natural no crescimento de ambos. Temos a certeza que a combinação da experiência com a energia da nova geração vai-nos permitir crescer de forma sustentável", afirma Nuno Oliveira, fundador da Nobrinde.
"O nosso principal objetivo é consolidar a liderança no setor através da inovação e especialização e temos a certeza que a Patrícia, a Mariana, o Nuno e Lucas serão fulcrais nesta nova fase da empresa", remata Marisa da Fonte.
Mais lidas