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Cerveja "rende" 226 milhões de euros de impostos em 2013

Sector cervejeiro pagou mais 3,6 milhões de IVA e IEC no ano passado. Cada imperial ou fino de 25 cl gera 12 cêntimos de impostos no País

João Abecasis
João Abecasis Paulo Duarte
03 de Abril de 2014 às 14:54

O sector cervejeiro nacional – que agrupa empresas como a Sociedade Central de Cervejas, a Unicer ou as insulares ECM e Melo Abreu – pagou o ano passado 158,65 milhões de euros de Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) em 2013. O valor representa mais 1,91 milhões de euros, ou 1,2%, face a 2012.

Já em termos de Imposto Especial de Consumo (IEC), o valor pago pelo sector cervejeiro português foi de 67,5 milhões de euros, mais 2,6% ou 1,7 milhões de euros, do que em 2012.

No total, de forma directa, o sector suportou uma carga de 226,1 milhões de euros de IVA e IEC no ano passado, mais 1,6%, ou 3,64 milhões de euros, do que em 2012.

“Por cada imperial” ou fino de 0,25 centilitros tirados em território nacional, o Estado português recebe 12 cêntimos de impostos, avançou esta quinta-feira, dia 4 de Abril, João Abecasis, presidente da Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja (APCV).

Produção recua 8,3%

Em conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, em Lisboa, João Abecasis, igualmente CEO da Unicer, fez o balanço do sector em 2013. A indústria cervejeira, que conta hoje com seis fábricas em Portugal Continental e Ilhas, é dominado hoje pelos grupos Unicer, SCC - Sociedade Central de Cervejas, Font Salem Portugal, ECM – Empresa de Cervejas da Madeira e Fábrica de Cervejas e Refrigerantes João Melo Abreu (Açores).

Mas entre 2008 e 2013, sublinhou hoje João Abecasis, surgiram 20 microcervejeiras em Portugal, o que reflecte a convivência do “pequeno empresariado” com a “grande indústria” no sector. Recorde-se que a SCC é detida em 100% pela holandesa Heineken, a Unicer é controlada em 44% pela dinamarquesa Carlsberg e que a Font Salem pertence ao grupo espanhol Damm.

No final de 2013, todo o sector cervejeiro com fábricas em Portugal produziu 7.323 mil hectolitros de cerveja, o que representa uma quebra de 8,3% face a 2012.

As vendas tiveram uma evolução contrária dentro e foras de portas: caiu 22%, para 2,9 milhões de hectolitros nos mercados externos e aumentou 0,2%, para 4,9 milhões de hectolitros no mercado nacional.

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