Coca-Cola produz e vende Nestea em Portugal após fim de parceria com a Nestlé
Coca-Cola e Nestlé põem fim a uma "joint-venture" global que durou mais de 15 anos. Em Portugal, a multinacional norte-americana ganha licença para a produção e a venda da bebida de chá frio.
A Coca-Cola e a Nestlé anunciaram o fim da sua parceria internacional para a produção e venda da bebida de chá gelado Nestea, mas a multinacional norte-americana ficará com a produção e a distribução do refresco em Portugal.
O fim da "joint-venture" Beverage Partners Worldwide (BPW), prevista para 1 de Janeiro do próximo ano, foi comunicado esta sexta-feira, 3 de Março, e encerra uma ligação que existia há 16 anos. A parceria era detida a 50%-50% entre as duas empresas e desenvolvia a sua actividade no Canadá e na Europa.
De acordo com o comunicado da Nestlé, a empresa suíça considerou que, dada a evolução deste mercado, chegou a altura de passar a desenvolver individualmente estes produtos.
Contudo, nos casos de Portugal, Canadá, Espanha, Andorra, Roménia, Hungria e Bulgária, será a Coca-Cola a ficar com a licença para fabricar e distribuir o Nestea.
Nos outros países europeus onde a "joint-venture" existe será a Nestlé Waters, que já geria a marca nos Estados Unidos, a ficar com o fabrico e venda do refrigerante.
A Nestlé estima que o mercado de bebidas instantâneas à base de chá valha 4,5 mil milhões de dólares (cerca de 4 mil milhões de euros).
Em Janeiro passado a empresa suíça tinha anunciado um novo conceito de marca para o Nestea nos Estados Unidos, além de garantir que as novas fórmulas das bebidas já não contêm corantes nem sabores artificiais.
Mais lidas