Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial sobe 4,9% em agosto

Com exceção dos bens de consumo, todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas mais favoráveis do que no mês anterior, com destaque para os bens de investimento.

Portugal fabrica cada vez mais componentes, mas “está longe de ser autossuficiente”, alerta a Abimota.
Manuel Azevedo
Patrícia Naves patricianaves@negocios.pt 03 de Outubro de 2022 às 11:24
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
O índice de produção industrial subiu 4,9% em agosto face ao mesmo período do ano anterior, contrastando com a queda homóloga de -0,2% verificada em julho. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), excluindo o agrupamento de energia a variação homóloga em agosto foi de 5,9% (tinha sido de 1,5% no mês precedente).

De acordo com os últimos dados do INE, a taxa de variação da secção das indústrias transformadoras situou-se em 5,3% (2,0% em julho). Com exceção dos bens de consumo, todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas mais favoráveis do que as observadas no mês anterior, com destaque para os bens de investimento. Este agrupamento apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total (3,0 p.p.), originado por uma taxa de variação de 23,1% (4,1% no mês anterior).

Os agrupamentos de bens de consumo e de bens intermédios contribuíram com 1,2 p.p. e 0,7 p.p., respetivamente, em resultado de variações homólogas de 3,3% e 2,0% (3,6% e -1,5% em julho). O agrupamento de energia foi o único a apresentar variação negativa (-0,2%) no mês análise, ainda assim recuperando face aos -8,0% de julho. O contributo para o índice total foi neutro.

Olhando para a variação mensal, o índice de produção industrial registou uma subida de de 3,0% em agosto (-0,7% em julho). Todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram contributos positivos para a variação do índice total, exceto o de energia.
Ver comentários
Saber mais Indústrias Transformadoras Energia economia negócios e finanças indústria transformadora ine produção industrial
Outras Notícias