Altice está “confiante” na compra da TVI
A Altice, dona da operadora de telecomunicações Meo, está "confiante" num desfecho positivo na compra da Media Capital, dona da TVI, por 440 milhões de euros.
PUB
O estado de espírito foi revelado pelo CEO da Altice Media, a unidade para os negócios de media do grupo francês, Alain Weill, em entrevista à Bloomberg esta quinta-feira, 12 de Outubro.
Para que este desfecho positivo se concretize, é necessário o aval da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, que esta semana pediu um adiamento para publicar a sua decisão, devido à complexidade do processo.
PUB
Antes, por parte do regulador das telecomunicações, a Anacom, foi emitido um parecer desfavorável à operação, por poder colocar "entraves significativos à concorrência". Este parecer, ao contrário do que será emitido pela ERC na próxima semana, não é vinculativo.
Também os operadores de telecomunicações Nos e Vodafone bem como os grupos Impresa (dono da SIC) e Sonae (dona do Público e accionista da Nos através da Zopt) já se manifestaram contra o negócio, temendo que esteja em causa uma "garantia do pluralismo".
PUB
Um cenário já descartado por Rosa Cullell, administradora da Media Capital. "Acho que o que é realmente perigoso para o pluralismo é não haver pluralismo. Quando os 'media' são fortes, não há problema nenhum para o pluralismo", afirmou na semana passada durante uma conferência.
Entretanto, a Prisa, accionista da Media Capital, anunciou que está a estudar um aumento de capital de 500 milhões de euros. A operação será levada à reunião do conselho de administração desta sexta-feira, 13 de Outubro, a par da venda pendente em Portugal.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Media Capital Meo TVI Bloomberg Altice Media Alain Weill Rosa Cullell Anacom ERC Nos Vodafone Impresa Prisa mediaMais lidas
O Negócios recomenda