Hollywood vai ter dificuldade em romper o namoro com a Netflix
Há dois anos, a Walt Disney divorciou-se da Netflix numa declaração pública de guerra. A dona dos filmes Star Wars, Marvel e Pixar disse que iria suspender as licenças de filmes para o serviço de TV pago online mais popular do mundo. O objetivo da Disney era transmitir os filmes nos seus próprios serviços de streaming.
PUB
No entanto, a gigante da media esqueceu-se de um detalhe importante: todos os filmes lançados entre janeiro de 2016 e dezembro de 2018 - incluindo épicos como "Pantera Negra" - estarão disponíveis novamente na Netflix em 2026, revelaram pessoas com conhecimento do assunto. Questões semelhantes confrontam outros titãs da media como a NBC Universal e a AT&T, que controla a HBO e a Warner Bros. A Netflix, com cerca de 150 milhões de assinantes em todo o mundo, possui algumas das séries mais populares vinculadas nos contratos durante anos.
PUB
Muito tem sido dito nas últimas semanas sobre a possibilidade de a Netflix perder séries populares como "Friends" e "The Office", já que os donos destes programas - AT&T e Comcast – estão a planear as suas próprias iniciativas online e a discutir se devem continuar a oferecer conteúdos. A Netflix usou as suas séries e filmes para revolucionar a TV paga e criar uma empresa de streaming que investidores avaliam em mais de 150 mil milhões de dólares.
Analistas pessimistas apontam para os riscos de a Netflix perder conteúdo popular. Embora as ações tenham subido 30%, acumularam uma queda superior a 7% em maio.
PUB
Mas, como a Disney, empresas que transmitem programas da Netflix estão vinculadas a acordos que fizeram há muito tempo, salientaram as mesmas fontes, que pediram para não serem identificadas porque o assunto é confidencial.
PUB
Dos 10 programas licenciados mais populares da Netflix, pelo menos oito estarão no serviço de streaming nos próximos anos, de acordo com as mesmas fontes. "Grey’s Anatomy", "The Walking Dead" e uma série de programas da rede CW, como "Riverdale" e "Supernatural", permanecerão na Netflix pelo tempo que estiverem no ar - e de três a seis anos depois desse período. Isto significa que a Netflix poderá transmiti-los até pelo menos 2023 e, provavelmente, bem depois disso.
(Texto original: Hollywood Studios Say They’re Quitting Netflix, But the Truth Is More Complicated)
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda