pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Auditor também com reservas a vendas do Económico de 2010

Dados em causa são das vendas do jornal no último bimestre de 2010.

02 de Março de 2011 às 00:01

Em causa estão as vendas em bloco de 8.888 e de 8.733 exemplares - referentes a Novembro e Dezembro, respectivamente - que não estarão totalmente justificadas. Nesses meses, o título da Ongoing teve uma média de circulação paga de 16.375 e de 16.006 exemplares, para Novembro e Dezembro.

O auditor manifesta como reserva o facto de, nas vendas em bloco do jornal, não existir informação disponível sobre o "procedimento definido, estável e verificável utilizado e que garanta a entrega aos destinatários dos exemplares objecto de vendas em bloco". Mais. Diz o documento da APCT que as vendas de Dezembro do título são "previsionais": não foram ainda validadas.

Recorde-se, como foi anteontem tornado público, que a circulação paga, de 2009 do jornal dirigido por António Costa acabou por ser reclassificada depois de uma auditoria. Ao não haver justificativo para as vendas em bloco, uma média diária de 5.112 exemplares acabou por ser classificada como ofertas. Assim, em vez de o "Diário Económico" ter uma média de circulação paga de 14.623 exemplares em 2009, teve uma média de 9.511 exemplares. Facto que só na segunda-feira passou a ser conhecido.

Durante o dia de ontem, depois de noticiados estes factos, o Negócios tentou perceber junto de Alberto Rui Pereira, presidente da APCT, quais as implicações previstas nos estatutos da instituição para situações semelhantes. Alberto Rui Pereira esteve, contudo, incontactável, em virtude de compromissos profissionais.

Até ao fecho desta edição, o Negócios não obteve qualquer resposta às questões colocadas aos responsáveis da Económica SGPS, editora da Ongoing que detém o "Diário Económico". A este respeito, fonte oficial da Económica garantiu, na segunda-feira, a disponibilidade do jornal para cooperar com a direcção da associação portuguesa que controla a circulação. "Pedimos à APCT uma auditoria formal, para lá das bimestrais entretanto feitas, para confirmar os números já auditados e publicados de todo o ano de 2010".

"Em discussões com a APCT, e por uma questão de transparência, com os leitores e o mercado, corrigimos a forma de contabilização financeira das vendas de jornais em 2009 e, já cumprindo todos os requisitos, apresentamos em 2010 números recorde de vendas", referiu António Costa, director do Económico, numa "newsletter" enviada esta semana por email.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio