Media Autoridade da Concorrência já foi notificada pela Cofina da operação de compra da Media Capital

Autoridade da Concorrência já foi notificada pela Cofina da operação de compra da Media Capital

A Cofina já notificou a Autoridade da Concorrência da oferta de compra da dona da TVI.
Autoridade da Concorrência já foi notificada pela Cofina da operação de compra da Media Capital
Duarte Roriz
Lusa Negócios 03 de outubro de 2019 às 12:37
A Autoridade da Concorrência (AdC) "já foi notificada" da compra da Media Capital, dona da TVI, entre outros meios, pela Cofina, que detém a CMTV, disse à Lusa fonte oficial da entidade esta quinta-feira, 3 de outubro.

"A AdC já foi notificada da compra da Media Capital pela Cofina", afirmou.

Em 21 de setembro, a Cofina anunciou que tinha chegado a acordo com a espanhola Prisa para comprar a totalidade das ações que detém na Media Capital, valorizando a empresa ('entreprise value') em 255 milhões de euros.

A notificação surge depois de a Cofina ter lançado uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a dona da TVI.  A operação de compra avalia a Media Capital em 255 milhões de euros, de acordo com o comunicado da Cofina no dia 21 de setembro. A Cofina detém o Jornal de Negócios, do Correio da Manhã, a CMTV, o Record, a Sábado, a Máxima, entre outros títulos. 

A contrapartida oferecida pelas ações da Media Capital que estão em bolsa é de 2,3336 euros. Uma vez que a percentagem de capital que não está em mãos de acionistas de referência é reduzido, o valor desta oferta é inferior a 10,5 milhões de euros. O free float da Media Capital é de apenas 0,26%. 

Já a Prisa, que detém através da Vertix 94,69% do capital da Media Capital, vai receber uma contrapartida máxima de 2,1322 euros, no âmbito do acordo. Esta operação representa um encaixe de 170,6 milhões de euros para a Prisa, de acordo com um outro comunicado emitido pela empresa espanhola. Este valor representa uma menos-valia de cerca de 76 milhões de euros para as contas da Prisa. 

Os restantes 5% da Media Capital estão nas mãos da Abanca. 

A diferença entre o encaixe da Prisa e o valor pago aos outros investidores que têm ações da Media Capital face aos valor reportado pela Cofina justifica-se pelo facto de a empresa liderada por Paulo Fernandes assumir a dívida da dona da TVI. 



pub

Marketing Automation certified by E-GOI