A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Autoridade da Concorrência já foi notificada pela Cofina da operação de compra da Media Capital

A Cofina já notificou a Autoridade da Concorrência da oferta de compra da dona da TVI.

# Porque Sobe - A Altri é cada vez mais uma exportadora de peso na economia nacional, e continua a estender o seu braço à energia. É já vista como possível consolidadora no negócio internacional. Apesar da guerra que se continua a declarar ao eucalipto, e do caso das descargas no Tejo. Paulo Fernandes está também a escalar o poder à conta do grupo Cofina. Conseguiu que a sua televisão entrasse em todas as plataformas, cimentando posições de liderança no cabo. E a Ramada passou a integrar o PSI-20.
Duarte Roriz
Lusa | Negócios jng@negocios.pt 03 de Outubro de 2019 às 12:37
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Autoridade da Concorrência (AdC) "já foi notificada" da compra da Media Capital, dona da TVI, entre outros meios, pela Cofina, que detém a CMTV, disse à Lusa fonte oficial da entidade esta quinta-feira, 3 de outubro.

"A AdC já foi notificada da compra da Media Capital pela Cofina", afirmou.

Em 21 de setembro, a Cofina anunciou que tinha chegado a acordo com a espanhola Prisa para comprar a totalidade das ações que detém na Media Capital, valorizando a empresa ('entreprise value') em 255 milhões de euros.

A notificação surge depois de a Cofina ter lançado uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a dona da TVI.  A operação de compra avalia a Media Capital em 255 milhões de euros, de acordo com o comunicado da Cofina no dia 21 de setembro. A Cofina detém o Jornal de Negócios, do Correio da Manhã, a CMTV, o Record, a Sábado, a Máxima, entre outros títulos. 

A contrapartida oferecida pelas ações da Media Capital que estão em bolsa é de 2,3336 euros. Uma vez que a percentagem de capital que não está em mãos de acionistas de referência é reduzido, o valor desta oferta é inferior a 10,5 milhões de euros. O free float da Media Capital é de apenas 0,26%. 

Já a Prisa, que detém através da Vertix 94,69% do capital da Media Capital, vai receber uma contrapartida máxima de 2,1322 euros, no âmbito do acordo. Esta operação representa um encaixe de 170,6 milhões de euros para a Prisa, de acordo com um outro comunicado emitido pela empresa espanhola. Este valor representa uma menos-valia de cerca de 76 milhões de euros para as contas da Prisa. 

Os restantes 5% da Media Capital estão nas mãos da Abanca. 

A diferença entre o encaixe da Prisa e o valor pago aos outros investidores que têm ações da Media Capital face aos valor reportado pela Cofina justifica-se pelo facto de a empresa liderada por Paulo Fernandes assumir a dívida da dona da TVI. 
Ver comentários
Saber mais Cofina Media Capital TVI Autoridade da Concorrência
Outras Notícias